22 de dezembro de 2024
Racismo

Aluno da esponja de aço para professora negra como presente do Dia da Mulher, no DF

O sindicato dos professores afirma que o caso deve ser investigado
Professora negra recebe esponja de aço como presente. (Foto: Reprodução/ Twitter)
Professora negra recebe esponja de aço como presente. (Foto: Reprodução/ Twitter)

Um caso de racismo ocorreu no Centro de Ensino Médio 9 de Ceilândia. Um aluno entregou uma esponja de aço a uma professora negra, alegando ser um presente pelo Dia da Mulher, celebrado em 8 de março. A atitude gerou indignação entre estudantes e a comunidade escolar.

A situação foi gravada dentro de sala de aula por um estudante no dia 8 de março. Nas imagens, a professora abre o pacote dado por um aluno e se surpreende com uma esponja de aço. Alguns estudantes dão risadas. Constrangida, a professora diz que vai aceitar o presente e diz que “tudo o que vai volta”. Ela agradece o aluno que deu a esponja.

Em nota, a equipe gestora do Centro de Ensino disse que recebeu a denúncia nessa segunda-feira (14) e que a escola se reunirá com o estudante e com a professora para demais esclarecimentos.

A Secretaria de Educação do DF informou que repudia qualquer tipo de preconceito e reforçou o compromisso para a compreensão dos fatos, bem como o suporte dos envolvidos. A secretaria disse, ainda, que a escola tem autonomia para conduzir a apuração do episódio.

Nesta terça-feira (14), as aulas do Centro de Ensino Médio 9 foram suspensas em função de uma assembleia com o sindicato de professores do DF.

O sindicato afirma que a conduta do estudante deve ser investigada. “Essa situação precisa ser apurada no rigor da lei. Isso mostra mais um exemplo de como os professores são tratados em sala de aula. Professores precisam ser valorizados e merecem respeito”, ressaltou Samuel Fernandes, diretor do sindicado. (Com informações da Agência Brasil).



Leia mais sobre: / / / / Brasil