16 de novembro de 2024
Economia

Alta de 5,3% nas vendas do Dia dos Pais é prevista pela CNC

Dia dos Pais é considerada a quarta data comemorativa mais importante do ano para o comércio nacional
O aumento das vendas estimula crescimento econômico e geração de novos empregos. Foto: Reprodução
O aumento das vendas estimula crescimento econômico e geração de novos empregos. Foto: Reprodução

A estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é de que o volume de vendas do Dia dos Pais deste ano atingirá R$ 7,28 bilhões. O valor representa aumento de 5,3% em relação ao ano passado.

O Dia dos Pais, que será comemorado no próximo domingo (14), é a quarta data comemorativa mais importante do ano para o comércio nacional. Até o ano passado, a rede varejista ainda sofria com o impacto da pandemia, e agora, comemora a volta da circulação de consumidores.

De acordo com a CNC, os indicadores apontaram que no final de julho deste ano o consumo teve aumento de 1,7%, número maior do que às vésperas da pandemia. Em 2021, no mesmo período, houve queda de 12,4% e em 2020 teve recuo de 35,9%, demonstrando cenários significativamente diferentes.

O presidente da CNC, José Roberto Tadros, ressalta que o aumento do consumo está associado às novas medidas para retomada econômica no país, impactando o comércio varejista. “Mesmo com a inflação elevada, a perspectiva é positiva para o setor por conta da injeção de recursos extraordinários, como os saques nas contas de FGTS, antecipação do décimo terceiro  salário de aposentados e pensionistas do INSS e ampliação do Auxílio Brasil, tanto do valor do benefício quanto do número de beneficiários”, observou.

Geração de Empregos

Além do aumento de vendas, a CNC estima que as contratações de trabalhadores temporários também devem aumentar. A expectativa é de que mais de 18 mil vagas temporárias sejam criadas para atender a demanda de vendas da data comemorativa.

Se o número se confirmar, será a maior alta desde 2014, quando foram geradas 20,3 mil novas vagas. Entre os estabelecimentos que mais apostaram em novas contratações estão as categorias de vestuário, com 7,8 mil novas vagas e hiper e supermercados, com 8,2 mil contratos novos. Aumento referente a 1,2% em relação ao mesmo período de 2021.

(Com informações da Agência Brasil)


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