05 de dezembro de 2025
eleições 2026 • atualizado em 23/09/2025 às 07:29

Aliados de Marconi esperam 3 mil pessoas em evento no sábado (27) para empurrar pré-candidatura

Encontro de ex-prefeitos quer marcar retorno de Marconi ao centro da política goiana e pressionar tucano a disputar o governo em 2026
Ex-deputado estadual e ex-prefeito de Goianésia, Hélio de Souza, e o ex-presidente da Agetop (atual Goinfra), Jayme Rincón. Foto: Reprodução.
Ex-deputado estadual e ex-prefeito de Goianésia, Hélio de Souza, e o ex-presidente da Agetop (atual Goinfra), Jayme Rincón. Foto: Reprodução.

Um grupo de aliados do ex-governador Marconi Perillo (PSDB) prepara, para o próximo sábado (27), na Assembleia Legislativa, um encontro em Goiânia com expectativa de reunir mais de 3 mil pessoas. O evento é organizado pela Associação Goiana de Ex-Prefeitos, sob a liderança de Ronan Batista, e será marcado por discursos de apoio à possível pré-candidatura do tucano ao governo de Goiás em 2026 e homenagem ao ex-governador.

Entre os articuladores estão nomes próximos de Marconi, como o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Goianésia, Hélio de Souza, e o ex-presidente da Agetop (atual Goinfra), Jayme Rincón. Ambos destacam que o encontro será mais que uma homenagem: representará um empurrão político para que o ex-governador confirme sua entrada na disputa.

Gratidão e expectativa

Em entrevista ao jornalista Altair Tavares, do Diário de Goiás, Hélio de Souza avaliou que há um sentimento de reconhecimento entre ex-gestores municipais. “O sucesso que a maioria dos prefeitos conseguiu passou pelo aspecto municipalista de Marconi, de valorizar o interior e cada cidadão. É com sentimento de gratidão que vamos recebê-lo e, com certeza, gerar uma expectativa real de que ele pode voltar”, disse.

Para Hélio, o ato será uma espécie de “tacada inicial” da pré-campanha. Ele afirmou ainda que servidores públicos e lideranças locais têm manifestado “saudade do tratamento recebido no período de Marconi”, especialmente na área de segurança e valorização profissional.

Críticas ao governo

Já Jayme Rincón afirmou que o encontro deve reunir principalmente ex-prefeitos e lideranças que administraram municípios na época em que Marconi era governador. Ele ressaltou que os participantes enxergam no tucano o responsável por programas e obras estruturantes em Goiás em tom crítico em relação à gestão de Ronaldo Caiado.

“Todos os grandes programas sociais e obras de infraestrutura que Goiás tem hoje foram criados por Marconi. De lá para cá, não houve nenhum novo projeto de médio ou longo prazo. O Estado cresce por inércia, fruto do planejamento iniciado em 1999”, argumentou.

Rincón enxerga que a pressão política dificulta a participação de lideranças com mandato. Ainda assim, ele acredita que o ato terá peso simbólico: “Não é um movimento popular amplo ainda, mas é expressivo pelo perfil de quem estará lá. É um apelo forte para que Marconi aceite disputar o governo em 2026”, afirmou.

O ex-presidente da Agetop acredita que Marconi é “uma opção viável” para o próximo pleito, especialmente diante das limitações do atual grupo governista em transferir votos. “A liderança de Caiado é muito personalista. A caneta é pesada, mas em março ele não terá mais esse poder. E eu não vejo no vice-governador Daniel Vilela a mesma força para herdar essa aprovação”, avaliou.

Além de Hélio de Souza e Jayme Rincón, a organização também conta com o ex-prefeito de Quirinópolis, Ronan Batista, entre outros nomes da associação. A estratégia dos aliados é transformar o ato de sábado em um marco político: um recado de que Marconi Perillo segue presente no tabuleiro eleitoral de Goiás e pode voltar a ser candidato ao governo após oito anos fora do Palácio das Esmeraldas.


Leia mais sobre: / / / Notícias do Estado / Política