O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu, nesta segunda-feira (21/11), para o Ministério das Relações Exteriores cancelar do passaporte do blogueiro bolsonarista Allan do Santos. A informação é do portal Metrópoles.
Com a decisão, Allan dos Santos ficará sem documentação legal nos Estados Unidos, onde vive desde o ano passado. Além disso, o pedido de Moraes ordenou que o cancelamento do passaporte seja incluído no Módulo Alerta e Restrição (MAR), o que impede o blogueiro bolsonarista de viajar para outros países.
Em outubro 2021, o mesmo ministro do STF havia mandado prender Allan dos Santos, que é investigado por ameaçar membros da Corte e espalhar fake news. Ele, então, se mudou para os EUA e, oficialmente, tem status de foragido da Justiça.
Moraes determinou providências para o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) acelerar a extradição do blogueiro, mas o processo está parado. De acordo com o Ministério da Justiça, as autoridades americanas são as responsáveis por dar prosseguimento ao caso.
Leia mais sobre: Alexandre de Moraes / Allan dos Santos / Brasil