Nesta terça-feira (14), durante o julgamento de sete réus ligados à desinformação golpista, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), brincou após ser chamado de palmeirense por um advogado, destacando possíveis “consequências sérias” de desinformações. O ministro é corintiano declarado.
Moraes levou na brincadeira uma comparação envolvendo times de futebol feita pelo advogado Melillo Dinis do Nascimento, que defende Carlos Cesar Moretzsohn Rocha. Rocha é presidente do Instituto Voto Legal e um dos sete réus do núcleo da desinformação (núcleo 4) da trama golpista que começou a ser julgado nesta terça.
O momento de descontração surgiu na sustentação do advogado que afirmou que “a desinformação pode ser atribuída a qualquer pessoa”.
Para ilustrar, ele usou o próprio Moraes como exemplo: “Vivemos um momento histórico em que qualquer desinformação pode ser atribuída a qualquer pessoa. Quer ver? Se eu disser que o ministro Alexandre de Moraes é torcedor do Palmeiras, isso não é apenas injusto, como pode acabar trazendo consequências quando ele for ao Itaquerão (estádio do Corinthians)”, disse Melillo.
Moraes, que é torcedor declarado do Corinthians, inclusive gosta de assistir os jogos no estádio do clube e já fez até doação em dinheiro para ajudar o clube, respondeu, em tom de brincadeira: “E para o senhor também. Consequências sérias”.
O advogado ainda seguiu fazendo outras comparações incompatíveis com a realidade dos outros ministros da turma para provar a tese, mas nenhum comentou como Moraes fez.
Assista o recorte feito pelo portal Terra!
Quem é o réu
Carlos César Moretzsohn Rocha, é engenheiro eletrônico, é o único civil implicado no núcleo da desinformação.
Ele foi denunciado porque os relatórios produzidos pelo Instituto Voto Legal, sob supervisão dele, foram usados pelo PL, partido de Bolsonaro, para questionar o resultado das eleições de 2022.
O PL pediu a anulação de parte dos votos alegando mau funcionamento de alguns modelos de urnas eletrônicas.
Leia também: STF marca julgamento de 5 kids pretos de Goiânia para 11/11
Leia mais sobre: Alexandre de Moraes / Desinformação / Julgamento / Palmeiras / Brasil / Direito e Justiça / Política

