Moradores de Goiânia, Itumbiara, Formosa e Cidade de Goiás recebem, neste sábado (27), mensagens de emergência, em caráter de teste, sobre riscos de desastres naturais. A ação integra o projeto Defesa Civil Alerta (DCA), que será implantado em todo o país até outubro de 2025.
Na capital goiana, o teste ocorreu pouco depois das 15 horas, quando diversos usuários relataram ter recebido o alerta. De acordo com a Defesa Civil Municipal, o sistema envia mensagens em tempo real, via tecnologia Cell Broadcast (CBS), diretamente para qualquer aparelho conectado na cidade, inclusive em modo silencioso, sem necessidade de aplicativo ou desbloqueio da tela. O objetivo é orientar a população em casos de risco, como tempestades e alagamentos.
A tecnologia já foi testada nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do país, com mais de 420 alertas enviados desde dezembro de 2023. O sistema funciona em aparelhos 4G ou 5G e opera a partir da definição prévia de áreas de risco. Em Goiânia, a ferramenta chega em um momento de intensificação do período chuvoso e reforça as medidas preventivas coordenadas pelo Gabinete de Crise e demais órgãos da Prefeitura.
“O sistema permite que pessoas em áreas de risco recebam automaticamente um alerta no celular. A tela é bloqueada com mensagem sonora e vibratória, além de orientações sobre como proceder”, explica o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Robledo Mendonça.
Em esclarecimento à imprensa, o comandante Pedro Carlos explicou que, em casos emergenciais, somente pessoas dentro da área com risco vão receber o alerta. O teste deste sábado também mostra, segundo ele, a reação das pessoas ao receberem a mensagem, por meio de uma tela com câmeras ligadas em alguns pontos de Goiânia.
Leia mais sobre: Cidades

