Após campanhas decepcionantes na Copa-2018 e na Euro-2020, a Alemanha quer reencontrar sua força no Qatar e justificar o apelido de “time copeiro”. O jogo de estreia contra o Japão será decisivo para a sequência na competição, já que uma derrota pode complicar as coisas para a seleção de Hansi Flick, que enfrentará a Espanha na segunda rodada.
Os japoneses também querem ir com força total para facilitar a classificação para a fase de mata-mata. O time do treinador Hajime Moriyasu tem vários jogadores da Bundesliga, que vão reencontrar conhecidos nesta quarta-feira, no Estádio Internacional Khalifa. Se vencerem, os “Samurais Azuis” já poderão abrir os caminhos para as oitavas de final no segundo jogo, contra a Costa Rica.
Data e hora
Quarta-feira, 23 de novembro, 10h de Brasília (16h de Doha)
Local
Estádio Internacional Khalifa
Últimas notícias
A seleção alemã ainda tem dúvidas nas escalações de Rüdiger e Müller, que se recuperam de lesões. Já no Japão, com os mesmos problemas, não há certeza na escalação de Endo e Morita.
Possíveis escalações
Alemanha: Manuel Neuer; Christian Günter, Antonio Rüdiger, Niklas Süle e Thilo Kehrer; Joshua Kimmich e Leon Goretzka; Leroy Sané, Jamal Musiala e Serge Gnabry; Kai Havertz
Japão: Shuichi Gonda; Yuto Nagatomo, Maya Yoshida, Ko Itakura e Takehiro Tomiyasu; Wataru Endo e Hidemasa Morita; Ritsu Doan, Daichi Kamada e Takumi Minamino; Takuma Asano
Histórico de confrontos
Será o primeiro duelo entre as duas seleções por uma competição oficial. Até agora, Alemanha e Japão já se enfrentaram duas vezes em amistosos. Em 2004, a Alemanha venceu por 3 a 0; no último encontro, em 2006, houve um empate por 2 a 2.
Principais números
- A Alemanha venceu nove dos dez jogos das eliminatórias para a Copa. A exceção foi a derrota surpreendente em casa para a Macedônia do Norte, que interrompeu uma série invicta de 35 partidas de eliminatórias.
- Youssoufa Moukoko, que no dia da partida de abertura da Copa fez 18 anos de idade, pode se tornar o mais jovem jogador a entrar em campo pela seleção da Alemanha em uma Copa do Mundo, batendo a marca de Karl-Heinz Schnellinger.
- Desde a estreia do Japão em Copas, em 1998, a seleção asiática esteve em todos os Mundiais. A Copa no Qatar será a sétima participação japonesa em sequência.
- No Mundial da Rússia, em 2018, o Japão marcou um total de seis gols, recorde dos “Samurais Azuis” em Copas do Mundo.
(Conteúdo – Fifa)
Leia mais sobre: Copa do Mundo 2022 / Esportes