Não é só a Europa que está preocupada com os rumos das queimadas nas regiões amazônicas do Brasil. Um dos principais aliados do novo governo do presidente da República Jair Bolsonaro foi à público nesta sexta-feira (23/08) expor a preocupação com o que está acontecendo. Uma autoridade da Casa Branca disse que o governo norte-americano está “profundamente preocupado” com as queimadas amazônicas.
As informações do Portal G1, mostram que o funcionário do governo afirmou que os americanos estão preocupados com o “impacto dos incêndios na floresta amazônica sobre as comunidades, a biodiversidade e os recursos naturais da região”.
A preocupação vem em uma hora que Jair Bolsonaro tem rebatido todas as críticas criando inclusive teorias sobre a situação da floresta amazônica agora com um diferencial: parte de um país que Jair Bolsonaro considera “amigo”.
Na última quarta-feira (21/08) a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) publicou em seu Twitter imagens feitas pelo satélite Aqua, em que mostram que as queimadas podem ser vistas do espaço. As imagens divulgadas endossam os números publicados pelo Inpe e extremamente polêmizados pelo presidente da República que expõe que as queimadas na região amazônica aumentaram 83% até julho deste ano, em comparação com o mesmo período de outros anos.
Leia mais sobre: Amazônia / desmatamento / Donald Trump / Estados Unidos / Jair Bolsonaro / queimadas / Mundo