06 de dezembro de 2025
Perspectiva de aprovação • atualizado em 06/12/2025 às 17:07

Alego votará renovação da calamidade em Saúde de Goiânia ainda em dezembro

Bruno Peixoto afirmou que a Alego deve aprovar a renovação da emergência em Saúde, a pedido do prefeito Sandro Mabel, e interromper a emergência financeira
A medida atende a pedido do prefeito Sandro Mabel. Foto: Will Rosa
A medida atende a pedido do prefeito Sandro Mabel. Foto: Will Rosa

O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (UB), confirmou ao Diário de Goiás que a renovação da emergência em Saúde no município de Goiânia deverá ser votada em plenária ainda neste mês de dezembro. De acordo com ele, a continuidade deve ser aprovada, e vem atendendo a um pedido do prefeito Sandro Mabel (UB).

“Ele [Sandro Mabel] me informou que as finanças do município estão em equilíbrio. Assumiu com déficit orçamentário e hoje está com equilíbrio fiscal. Porém, na área da Saúde, ele ainda não conseguiu colocar o dinamismo necessário para atender a todos aqueles que necessitam. E pediu a renovação da calamidade somente para a área da Saúde”, declarou Bruno Peixoto em entrevista ao editor-chefe do DG, Altair Tavares durante edição do Deputados Aqui.

Nesse sentido, diante do equilíbrio fiscal atingido pela atual gestão, a emergência financeira deverá ser interrompida. “Acreditamos que na próxima semana o Tesouro Nacional assinará que o nosso Estado de Goiás possa entrar no Propag (Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados) e sair do regime de recuperação fiscal. Teremos um saldo maior para investimento saindo do regime e adentrando ao Propag”, explicou o presidente da Alego.

“Nós teremos votar também todas as alterações através de uma PEC que já está apta à votação na próxima semana, que é a PEC saindo do regime e já com todos os indicativos para adesão ao Propag. Nós temos muito trabalho ainda neste mês de dezembro no plenário da Assembleia Legislativa”, acrescentou Peixoto.


Leia mais sobre: / / / / / Política