A ala infantil do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) tem superado as metas de internações. No atendimento aos adultos, na clínica médica e nas UTIs, a unidade atingiu mais de 90% de sua capacidade máxima nos últimos dois meses.
O HMAP está com mais de 80% de taxa de ocupação, que é o ideal e sem risco de colapso. “Até o ultimo dia 10 de julho já superamos as metas previstas para a pediatria atingindo 111% com 113 internações. Já em todo o mês de junho foram feitas 124 internações clínicas e foram utilizadas 204 diárias de UTIs pediátricas. Para os adultos, em junho, completamos 513 diárias de UTIs (95% da meta) e 228 internações de clínica médica (93% da meta)”, informa o secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães.
“Aparecida está indo na contramão da crise hospitalar. Quando vemos muitas unidades fechando vagas, nós estamos abrindo”, destacou o secretário.
Segundo Magalhães, os resultados refletem o aprimoramento da gestão e a excelência dos serviços prestados à população. Isso tem gerado uma crescente demanda de pacientes da Região Metropolitana e do interior do Estado com vagas organizadas pelo Complexo Regulador de Aparecida.
Referência estadual
Inaugurado no fim de dezembro de 2018, o HMAP é o maior hospital do Estado construído por uma prefeitura. A unidade tem 230 leitos, sendo 30 UTIs, 20 leitos destinados à urgência e 180 apartamentos.
Quando estiver em pleno funcionamento, ele terá capacidade para realizar, mensalmente, cerca de 1,2 mil atendimentos de urgência e emergência, mais de 900 internações, 11 mil atendimentos ambulatoriais e 25 mil exames. Serão oferecidas, ainda, cirurgias geral, pediátrica, ortopédica, cardíaca e urológica.
No dia 12 de julho, o diretor geral do Hospital Sirio-Libanês (HSL), dr. Paulo Chapchap, em visita ao HMAP acompanhado pelo prefeito Gustavo Mendanha para a assinatura de um convênio de gestão por resultados, frisou que a estrutura da unidade “é de entusiasmar”.
“Percebo o cuidado com que foi feita essa edificação. A população pode se orgulhar de um aparelho público muito bem montado e de altíssima qualidade”, conclui.
Leia mais sobre: Aparecida de Goiânia / hmap / Hospital Municipal de Aparecida / metas / UTI / Aparecida de Goiânia