19 de novembro de 2024
Cidades

AGM e Juceg fazem parceria visando simplificação de abertura de empresas

Foi assinado convênio entre a Associação Goiana dos Municípios (AGM) e a Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) que visa a simplificação da abertura de empresas. Até então, pessoas que moram no interior do estado precisam comparecer a um dos pontos de atendimento da Juceg para abrir o processo. Com a parceria, o cidadão terá a oportunidade de fazer a abertura pela internet.

A AGM cederá sem nenhum custo o software a Juceg para a implantação da chamada RedeSim em Goiás. “A associação estará neste primeiro momento dando a cessão de uso da Rede Sim, deste software e dando uma contrapartida para o estado e depois estará assumindo a gestão desse sistema. Estamos saindo do analógico para o digital. Esperamos em algumas horas conseguir fazer o registro de empresas”, destacou o presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), Cleudes Baré Bernardes.

De acordo com o presidente da Juceg, Rafael Lousa, a ideia é facilitar a abertura de novos negócios em todos os municípios goianos. Para ele, a ferramenta vai possibilitar que os cidadãos tenham acesso em uma única plataforma a todos os órgãos necessários para o cadastramento dos novos empreendimentos, que poderão ser abertos em até três horas. Atualmente, a abertura de novos negócios demora, em média, até 45 dias. No sistema, o empreendedor poderá obter, por exemplo, o CNPJ e o alvará do Corpo de Bombeiros.

“O que nós estamos mudando é a plataforma, ou seja, o canal de registro. Hoje fazemos o registro em papel impresso, a pessoa tem que se deslocar até um ponto de atendimento para que aí sim a Junta faça a análise. A ideia é que o cidadão tenha a oportunidade por fazer o processo por meio digital”, destacou Rafael Lousa.


Leia mais sobre: Cidades