22 de novembro de 2024
Contra Fake News • atualizado em 05/05/2024 às 15:32

Agindo contra golpes envolvendo ajuda ao RS, governo cria página para informações oficiais

A página da Secom da Presidência da República reúne as últimas notícias sobre ações realizadas pelo governo e a atual situação dos municípios atingidos
Lula está cumprindo agenda no Rio Grande do Sul para discutir ações junto a ministros. Foto: Secom
Lula está cumprindo agenda no Rio Grande do Sul para discutir ações junto a ministros. Foto: Secom

O governo federal criou uma página para informações oficiais sobre ações destinadas à população do Rio Grande do Sul. A ação é uma medida para combater a onda de desinformação, evitar golpes e fake news envolvendo ajuda ao estado.

Conforme o governo, desde que as fortes chuvas começaram a causar destruição no Rio Grande do Sul, passaram a circular nas redes dados inverídicos sobre ações e investimentos e notícias que insinuam uma suposta ausência do Governo Federal no estado. Nesse sentido, foi criada a página da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, onde estão listadas todas as últimas medidas implementadas, reuniões, gabinetes, estratégias e a real situação nos municípios atingidos pelas fortes chuvas.

Além disso, o ministro da Advocacia Geral da União (AGU), Jorge Messias acionou a Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia para tentar evitar que notícias falsas causem prejuízos aos gaúchos. “Em momento tão dramático, não se deve apelar para a mentira como arma política. É hora de nos unir para salvar vidas, conter estragos e iniciar a reconstrução. A Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia já acionou seu protocolo para combater as notícias falsas envolvendo a tragédia e sua exploração abominável”, afirmou Messias.

No último sábado (4), a Operação Taquari 2, conduzida pelas Forças Armadas, envolveu 29 helicópteros, quatro aeronaves, 866 viaturas e 182 embarcações, além de 85 equipamentos de engenharia, levando em conta Exército, Marinha, Aeronáutica e agências parceiras. O efetivo é de quase 900 pessoas que já realizaram 9.749 resgates na região por meio de 7.007 ações terrestres, 2.340 fluviais e 402 aéreas.


Leia mais sobre: / / / Brasil