22 de novembro de 2024
Saúde pública • atualizado em 07/02/2024 às 12:56

Agentes Comunitários de Saúde de Aparecida receberam novos uniformes; saiba identificar

Os materiais facilitam a identificação daqueles que trabalham em contato direto com a população
Cada kit contém boné, colete, blusão impermeável, camisas de manga longa e curta, calça e bolsa para materiais nas cores azul e branco. (Foto: SMS Aparecida).
Cada kit contém boné, colete, blusão impermeável, camisas de manga longa e curta, calça e bolsa para materiais nas cores azul e branco. (Foto: SMS Aparecida).

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia entregou em janeiro novos kits de uniformes para os mais de 230 Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) que atuam na cidade. Os materiais facilitam a identificação daqueles que trabalham em contato direto com a população, realizando ações educativas, notificando riscos, estimulando a prevenção de doenças, prestando orientações e encaminhando pessoas para tratamentos.

Cada kit contém boné, colete, blusão impermeável, camisas de manga longa e curta, calça e bolsa para materiais nas cores azul e branco. “São confortáveis, gostei da calça, das repartições para guardar os materiais e tudo está muito bem sinalizado com os logotipos. A população está me identificando com mais facilidade e rapidez”, afirma Márcia Maria de Oliveira, defensora incondicional da profissão de ACS, que ocupa há 19 anos na região do Setor Santa Luzia.

“Tenho muita admiração por esses trabalhadores, mulheres e homens que estão nas ruas e nos domicílios de Aparecida, o ano inteiro, agindo para cuidar das pessoas e prevenir males. Peço à população para que sempre os receba bem, preste as informações necessárias e aproveite o conhecimento que eles têm da saúde humana e de como funciona a nossa rede de assistência. Os agentes são fundamentais para uma comunidade mais consciente e sadia”, afirma o prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano (MDB).

Já o secretário de Saúde Alessandro Magalhães destaca que os ACS’s conhecem a realidade das comunidades, têm a confiança dos moradores e promovem a integração do pessoal das unidades de saúde com a população: “Além de fazerem a coleta de dados essenciais para conhecermos a realidade das famílias e as demandas para investirmos em estratégias públicas, os agentes reforçam a importância dos hábitos saudáveis, influindo diretamente num futuro mais seguro e tranquilo e no bem-estar de pessoas de todas as idades”.

Os novos uniformes têm identidade visual criada pelo publicitário Willian Rabello, da Assessoria de Comunicação da SMS, que se baseou em diretrizes do Ministério da Saúde (MS) e em pesquisas técnicas e de uniformes anteriores para garantir mais funcionalidade, conforto e valorizar os logotipos institucionais.

Uniformes aprovados e funcionais

Para Carla Poliana, ACS há 18 anos e atuando na região da UBS Anhambi, a espera pelos novos uniformes valeu a pena porque o kit “tem muita qualidade e conforto, facilita a nossa abordagem com a população por ser de fácil identificação, as pessoas se sentem ainda mais seguras para abrir suas portas e compartilhar suas demandas conosco. Estou feliz e realizada profissionalmente, acredito que os investimentos que têm sido feitos na Saúde de Aparecida nos farão avançar ainda mais.”

ACS há 13 anos, Marcos José de Souza Santos, que atua com a equipe da UBS Parque Trindade, conta que os agentes são como uma extensão das famílias visitadas e, ao mesmo tempo, representam o Município perante as pessoas: “Nós vemos o que a comunidade precisa, sabemos quais são as áreas mais carentes e informamos à gestão. Também aproximamos os usuários das UBS, evitando que se dirijam às unidades de urgência quando seus problemas podem ser resolvidos na rede primária.”

O superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, acrescenta que “quando entregamos o material, eles o receberam com alegria, e percebemos que, apesar de todos os desafios de uma rotina exigente, têm orgulho de carregar os símbolos da Prefeitura, da Secretaria de Saúde e do SUS. Eles estão cientes de que são multiplicadores de boas práticas, sabem do papel indispensável que exercem na vida da comunidade e como muita gente confia e conta com eles diariamente.”


Leia mais sobre: / / / Cidades