20 de novembro de 2024
Economia

Agenor Mariano faz balanço de missão comercial na América do Sul

Vice-prefeito em apresentação na Colômbia (Foto: Prefeitura de Goiânia)
Vice-prefeito em apresentação na Colômbia (Foto: Prefeitura de Goiânia)

O vice-prefeito Agenor Mariano considera positivo o resultado da Missão Comercial à América Latina. Durante cinco dias (entre 29 de setembro e 2 de outubro) foram realizados seminários, rodadas de negócios, audiências com representantes dos governos do Peru e da Colômbia e visitas técnicas a grandes grupos empresariais e federações da indústria e do comércio dos dois países.

A missão foi realizada em conjunto com o governo de Goiás. O vice-prefeito avaliou como importante a participação da Prefeitura de Goiânia na missão, somando forças em busca de novos investimentos.

“’Como estado agricultor que somos, estamos espalhando sementes mundo afora e, se Goiás for contemplado, Goiânia também colherá os frutos com o incremento da economia do município”, ressaltou Mariano.

Agenor Mariano afirmou que durante a viagem foi possível verificar não só o interesse dos goianos em vender seus produtos lá fora, mas também o interesse dos empresários peruanos e colombianos em investir em Goiás e, como porta de entrada do estado, Goiânia tem muito a lucrar. “A internacionalização de Goiás e a ampliação das fronteiras comerciais significam também mais divisas para a capital e mais empregos para a população”, destacou.

Para o presidente do Sindicarne, Leandro Stival, a viagem foi bastante produtiva e abriu a possibilidade de reativar as exportações para os países da América Latina. Para ele, dois fatores impulsionaram o interesse dos empresários sul-americanos: a qualidade da carne produzida em Goiás e a alta do dólar, que tornou a carne brasileira mais competitiva no mercado internacional. Segundo o presidente, Goiânia pode ser diretamente beneficiada, já que a carne é o principal produto exportado pelo município. A expectativa é de que com o aumento das exportações, o número de postos de trabalho em toda a cadeia envolvida no processo de produção de carnes aumente cerca de 10 por cento.

Outro setor que tem participação importante na economia da região metropolitana e que terminou a missão comercial com possibilidades reais de negócios foi o de produtos farmacêuticos. Goiás é o segundo maior produtor de genéricos do País e sete das maiores indústrias de medicamentos estão instaladas na Grande Goiânia. Heribaldo Egídio, presidente do Sindifargo, acredita que existe espaço para crescimento nos dois países visitados e este foi um passo importante para dobrar as exportações para a América Latina nos próximos dois anos.

Com informações da assessoria do vice-prefeito.


Leia mais sobre: Economia