O Aeroporto Internacional de Goiânia – Santa Genoveva (GYN) se preparou para receber um grande fluxo de passageiros nesse feriado de Nossa Senhora Aparecida que também coincide com o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro. Segundo projeções da CCR Aeroportos, concessionária responsável pela administração do aeroporto, aproximadamente 50 mil passageiros devem embarcar e desembarcar entre os dias 11 e 15 de outubro de 2023.
De acordo com a gerente do Aeroporto de Goiânia, Tássia Fragas o principal fator para o grande fluxo é o crescimento da malha aérea, que, finalmente, agora em 2023, retornou ao crescimento ao nível da pré pandemia. O número já superou em relação a 2019, que é o ano base. “Antes da pandemia, nós já apresentamos um crescimento em torno de 15%. Destaca-se também o excelente trabalho que está sendo conduzido pela CCR Aeroportos, na área comercial, que trouxe novas rotas aqui para o aeroporto de Goiânia, ligando Goiânia a mais destinos do Brasil”, disse a gerente ao Diário de Goiás.
Sobre a preparação do Aeroporto de Goiânia para receber esse grande número de pessoas, Tássia explica: “Nós trabalhamos sempre com a disponibilização de todos os nossos ativos, então nós cancelamos manutenções preventivas que não impactem na segurança. Nós não autorizamos a realização de obras e serviços durante este período, justamente para elevar a qualidade, a experiência e principalmente, a segurança dos passageiros que passam aqui pelo nosso aeroporto”.
A gerente também reforça que além dessas ações, é incrementado também a equipe operacional, justamente para estar prestando informações e se colocando à disposição de todos os passageiros que passam pelo local. “Agilizamos os processos de atendimento para proporcionar a melhor experiência possível”, complementa Fragas.
Por fim, a gerente destaca que todo o setor de turismo, esse ano de 2023 foi muito especial pela quantidade grande no número de feriados estendidos. “É muito bacana e aumenta consideravelmente o número de viagens. Mas fora os feriados estendidos, que são sempre momentos de incremento na movimentação de passageiros e nosso aeroporto, os períodos de maior movimento é de 15 de dezembro a 15 de janeiro e também durante todo o mês de julho”, menciona Tássia em entrevista.
Orientações
Antes de embarcar em uma viagem aérea doméstica, é fundamental que os passageiros estejam preparados e cientes das orientações para garantir uma experiência tranquila e segura. Nesse sentido, aqui estão algumas das principais recomendações a serem seguidas antes de voos domésticos.
No check-in, a opção de realizar o check-in online, sempre que possível, é altamente recomendada. Muitas companhias aéreas oferecem essa facilidade, o que não apenas economiza tempo no aeroporto, mas também proporciona maior comodidade aos passageiros.
No que diz respeito à bagagem, é essencial verificar as políticas de bagagem da companhia aérea que o passageiro escolheu para o voo. Em especial quanto aos limites de peso e dimensões estabelecidos para a bagagem de mão e a bagagem despachada.
A segurança nos aeroportos é uma prioridade, e os passageiros devem estar preparados para passar pelo controle de segurança. Isso geralmente envolve a retirada de eletrônicos e líquidos da bagagem de mão, bem como passar pelos detectores de metais.
Sobre os horários, é aconselhável chegar ao aeroporto com antecedência suficiente, geralmente, pelo menos, duas horas antes do horário de partida programado. Isso ajuda a evitar contratempos, como filas demoradas no check-in e no controle de segurança.
Leia mais sobre: Aeroporto / Aeroporto de Goiânia / Viagem / Geral / Notícias do Estado