33 municípios goianos serão vistoriados simultaneamente nesta quarta-feira (6), na primeira força-tarefa de 2016 para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como a dengue, febre amarela, febre chikungunya e zika vírus. A ação é desenvolvida pela Comitê Executivo Estadual de Combate ao Aedes em parceria com o Corpo de Bombeiro Militar (CMB-GO).
Segundo a Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO), serão realizados mutirões simultâneos e com ações sincronizadas, com o objetivo de prevenir os casos de doenças transmitidas pelo mosquito. Todas as residências, estabelecimentos comerciais e lotes baldios dos municípios devem ser vistoriados pelas equipes.
A ação terá continuidade em outros 38 municípios, nos dias 8, 12, 14, 19, 21 e 26 de janeiro, quando será fechado o ciclo de mobilização deste mês. A estratégia integra o movimento “Goiás contra o Aedes”, que tem a meta de visitar 3 milhões 120 mil domicílios em todo o Estado, até o final do mês, e repetir o trabalho nos meses de fevereiro, abril e junho.
No último mês de dezembro, foi decretado estado de emergência em Saúde Pública em Goiás, visando o combate ao mosquito. Só no ano passado, foram registrados 187 mil casos de dengue, além da confirmação de um caso do zika vírus.
Veja os municípios que participam da força-tarefa desta quarta-feira (6):
- Abadia de Goiás
- Vila Boa
- Jesupólis
- Campestre
- Ceres
- Cidade de Goiás
- Goiandira
- Goiatuba
- Itaberaí
- Luziânia
- Morrinhos
- Palmeiras de Goiás
- São Luís de Montes Belos
- Senador Canedo
- Silvânia
- Urutaí
- Aruanã
- Cristalina
- Guarani de Goiás
- Iporá
- Jataí
- Minaçu
- Mineiros
- Niquelândia
- Padre Bernardo
- Planaltina
- Porangatu
- Quirinópolis
- Rio Verde
- Santa Helena de Goiás
- Santa Rita do Novo Destino
- São Miguel do Araguaia
- Uruaçu
Leia mais sobre: Cidades