22 de dezembro de 2024
Cidades

Aedes aegypti: força-tarefa deve visitar mais de 3 milhões de domicílios até o fim de janeiro

Ocorreu nesta semana a primeira reunião do Comitê Executivo Estadual de Combate ao Aedes aegypti, para estabelecer ações de combate ao mosquito que transmite doenças como a dengue, chikungunya, zika e febre amarela. Durante a reunião, o governador de Goiás, Marconi Perillo, determinou que até o dia 31 de janeiro sejam visitados 3 milhões e 120 mil imóveis nos 246 municípios goianos para identificação e eliminação dos focos do mosquito.

Para a força-tarefa, dez mil agentes de saúde devem ser convocados para o combate a endemias nos municípios; toda a equipe da Secretaria da Saúde; mais de três mil bombeiros militares e também policiais militares. Também foi solicitado o apoio do Exército Brasileiro.

“Estamos todos engajados nessa força-tarefa, e muito convictos de que alcançaremos esse objetivo”, afirmou o secretário de Saúde, Leonardo Vilela. Leonardo ressaltou que o governador cobrou ação contundente de todas as secretarias do governo e deixou bem claro que o combate ao mosquito Aedes não é uma função só da Secretaria Estadual de Saúde, mas do governo estadual como um todo e também da sociedade, dos municípios e do governo federal.

A próximo reunião do Comitê deve ocorrer no início de janeiro para avaliar ações, e no início de fevereiro para fazer um balanço das visitas aos imóveis do Estado. 


Leia mais sobre: Cidades