23 de novembro de 2024
Cidades

Ações preventivas e orientações marcam Dia Mundial de Luta contra a Aids em Goiânia

Comemorado amanhã, 1° de dezembro, o Dia Mundial de Luta contra a Aids será marcado por ações de prevenção da doença.  

Das 8 às 16 horas, no Parque Vaca Brava, em Goiânia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoverá ações de conscientização sobre a doença, direcionadas ao público jovem. 

Instituições como o Conselho Estadual de Enfermagem de Goiás (Coren-GO) e Organizações Não-Governamentais também participarão do evento com orientações e a disponibilização do teste rápido de HIV/Aids para a população em geral.

As ações também serão promovidas em Aparecida de Goiânia, na Praça da Matriz, às 9 horas. Na ocasião, será entregue um micro-ônibus adaptado para atendimento do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) itinerante, que já funciona no Centro Clínico da cidade, para diagnósticos de outras DSTs e hepatites virais.

Estatísticas

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, no ano passado, foram diagnosticados, em Goiânia, 458 casos da doença. Desses, 109 (24%) entre adolescentes e jovens de 15 a 24 anos.

Segundo o Boletim Epidemiológico HIV/Aids divulgado pela Secretaria de Saúde (SES-GO), a situação estadual não é muito diferente. Independente do ano de diagnóstico e sexo, a população de 30 a 39 anos apresenta os maiores números de casos e as maiores taxas de incidência. Em 2012, foram registrados 31,8 casos para cada 100 mil habitantes.  


Leia mais sobre: Cidades