19 de dezembro de 2024
Brasil • atualizado em 12/02/2020 às 23:55

Ações de combate ao terrorismo estão previstas no Plano de Segurança dos Jogos Olímpicos

Representantes dos órgãos dos governos federal e do Distrito Federal assinaram nesta segunda-feira (7) o Plano Tático e Integrado de Segurança Pública e Defesa Civil para os Jogos Olímpicos Rio 2016. O documento traz informações sobre as atribuições de cada uma das instituições na segurança do evento.

De acordo com a secretária da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar, o Centro Integrado de Controle Regional ficará responsável por ações desde a chegada da tocha, em 3 de maio, até os jogos, entre os dias 4 e 13 de agosto.

“Teremos efetivo suficiente para receber todas as delegações, os turistas. As redes hoteleiras e todos os órgãos de governo estão vinculados às ações de suporte. Estamos demonstrando novamente que Brasília tem um sistema de segurança pública totalmente estruturado e pronto para receber esse desafio e ser, como aconteceu em 2014, uma cidade reconhecida como a mais segura do Brasil”, afirmou.

“Nós, no planejamento estratégico, mapeamos os principais riscos para os jogos e temos 12 ações previstas para cada área. Passamos por terrorismo, criminalidade urbana, violência em manifestações, enfim, uma sequência de ações para as quais vamos definir um plano tático”, informou o coordenador nacional de Segurança dos Jogos Olímpicos, Andrei Rodrigues.

Segundo o coordenador, cada instituição terá um plano estratégico. “A partir daí, há um plano tático em que é definido o que faz cada instituição e o seu plano operacional, de forma a agir em sintonia com as demais entidades. Temos, por exemplo, o plano de enfrentamento ao terrorismo e, pela primeira vez no Brasil, o Centro Integrado Antiterrorismo, que conta com a cooperação de policiais estrangeiros. Para cada eixo de ação, há um plano correspondente e instituições comprometidas com o processo”, ressaltou.

A etapa que será realizada em Brasília inclui dez partidas de futebol, entre os dias 4 e 13 de agosto, que ocorrerão no Estádio Nacional Mané Garrincha. A capital federal será a primeira a receber a Tocha Olímpica.

Com informações da Agência Brasil

Leia mais:


Leia mais sobre: Brasil