O departamento de Vigilância e Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) começou na última quarta-feira, 3, uma ação contra dengue em casas fechadas da capital. Foram vistoriados 394 imóveis, sendo que em 57 deles foram encontrados focos do mosquito Aedes aegypti.
De acordo com o índice que expressa porcentagem entre o número de imóveis positivos e o número de imóveis pesquisados, a região com maior infestação em imóveis fechados é a Oeste (27,02%) e a com menor é a região Norte (7,40%). Nas regiões leste e sudoeste não foram encontrados focos do mosquito.
A maioria dos criadouros foi encontrada em ralos (26) e em vasos sanitários (17). Também foram encontrados focos em piscinas, caixas de gordura, tanques, baldes, fossas e descartáveis. Os números são referentes à ação feita na quarta e quinta-feira.
Ação irá verificar 900 imóveis fechados na capital e continua até que a meta seja cumprida. Demanda surgiu depois que agentes da saúde começaram a se deparar com imóveis fechados e abandonados, nos quais não tinham permissão para entrar. As visitas pendentes aumentavam a possibilidade de infestação pelo mosquito Aedes Aegypti e colocavam sob risco o trabalho feito nos demais imóveis visitados, visto que o raio de voo do inseto é de 300 metros.
As informações são da prefeitura de Goiânia.
Leia mais sobre: Cidades