12 de agosto de 2024
Cidades • atualizado em 12/02/2020 às 23:42

Ação conjunta visa coibir “excessos” no Caldas Country

A prefeitura de Caldas Novas trabalha em conjunto com a Polícia Militar durante o Caldas Country Show. O Departamento Municipal de Fiscalização e Superintendência Municipal de Trânsito participam de uma operação para coibir o comércio ambulante e o transporte clandestino de passageiros.

LEIA MAIS

O policiamento ostensivo também foi reforçado em toda a área urbana e nas principais entradas de Caldas Novas. A Polícia Militar recebeu reforço e intensificou o número de bloqueios e abordagens, com o objetivo de impedir a entrada de armas e drogas no município.

Em Caldas Novas, o policiamento contará com o reforço de cadetes e praças da Academia da Polícia Militar, com o apoio tático do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (GRAER), Rondas Ostensivas Metropolitanas (ROTAM), Grupo de Patrulhamento Tático (GPT), Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva (GIRO), Cavalaria da Polícia Militar de Goiás, Comando de Operações de Divisas, Tropa de Choque e Batalhão de Trânsito da Polícia Militar.

De acordo com o Tenente Coronel Wesley Siqueira Borges, a intenção do policiamento ostensivo não é inibir a diversão das pessoas, mas garantir a segurança dos cidadãos e manutenção da ordem pública. “A Polícia Militar realizará abordagens com máximo de profissionalismo e educação, recebendo bem os nossos turistas. O nosso objetivo é impedir a ação dos criminosos, evitando danos para a sociedade”, declarou.

O Departamento Municipal de Fiscalização também intensificou o trabalho durante o Caldas Country para impedir a ação de vendedores ambulantes. O diretor do órgão, Leonardo Lopes, afirmou que o objetivo da medida é impedir a venda de produtos sem procedência, ou que não obedeçam aos padrões sanitários. A operação conta com o apoio da Vigilância Sanitária.

Leonardo Lopes contou que um dos objetivos da operação é valorizar os comerciantes de Caldas Novas. “Todas as pessoas que possuem estabelecimentos são prejudicadas com a ação dos ambulantes, que não pagam impostos, e promovem uma concorrência desleal. Esses vendedores normalmente são de outros municípios, e aproveitam esse período para realizar vendas na informalidade”, destacou o diretor do Departamento de Fiscalização.

O prefeito de Caldas Novas, afirmou que a prefeitura municipal se prepara desde o início de 2014 para receber o evento.

SMT apreende veículos que realizam transporte clandestino A Superintendência Municipal de Trânsito iniciou nesta sexta-feira, 14 de novembro, uma operação para coibir o transporte clandestino de passageiros no município. Na tarde de hoje foram apreendidos dois veículos pelo órgão, que foram flagrados praticando as irregularidades. Segundo o Superintendente Municipal de Trânsito, Leonardo Marinho, a SMT promoveu nesta semana uma reunião com os mototaxistas e proprietários de vans de turismo, para credenciar os condutores que poderão fazer o transporte de passageiros nas proximidades do evento. Taxistas de outros municípios, e outros veículos não poderão explorar os serviços de transporte.

“A intenção da prefeitura de Caldas Novas é coibir o transporte clandestino. A nossa preocupação é com os taxistas, mototaxistas e proprietários de vans trabalham o ano todo pagando os impostos, e que acabam sendo prejudicados com a ação de pessoas que agem na informalidade”, destacou o Superintendente Municipal de Trânsito.

Leonardo Marinho ressaltou que ação do transporte clandestino pode, inclusive, colocar em risco os passageiros. “Os veículos regularizados passam por vistoria, e precisam seguir uma série de normas de segurança impostas pelos órgãos competentes. Já os clandestinos, na maioria dos casos, utilizam veículos irregulares, e que não obedecem aos padrões exigidos, expondo os usuários a riscos muito sérios”, comentou.

Mudanças no trânsito durante o Caldas Country Show

A prefeitura de Caldas Novas promoveu mudanças temporárias em determinadas vias urbanas. O objetivo da iniciativa do executivo é garantir maior fluidez ao tráfego de veículos nas principais ruas e avenidas do município.

Segundo a SMT, a Avenida Orcalino Santos funcionará em sentido único, e na Avenida Coronel Cirilo Lopes de Moraes será proibido estacionar do lado esquerdo da via. Na Rua do Turismo, na região hoteleira, não será permitido estacionar veículo em nenhuma hipótese.

Na Avenida Santo Amaro, na saída para Goiânia, que funciona como principal acesso para o evento Caldas Country Show, o trânsito também terá restrições. A partir das 15h, na sexta-feira e no sábado, não será permitido estacionar veículos.

O Superintendente Municipal de Trânsito, Leonardo Marinho, afirmou que as mudanças são necessárias para garantir mais segurança e agilidade ao trânsito. “A SMT vai realizar apenas algumas alterações, em lugares estratégicos, para que o tráfego de veículos não seja prejudicado, evitando congestionamentos. Esses ajustes também não prejudicam os comerciantes, já que se tratam modificações pontuais”, declarou.

Sistema de monitoramento durante o Caldas Country

A prefeitura de Caldas Novas instalou 11 câmeras de segurança nas imediações do evento Caldas Country Show. A base do sistema de monitoramento é localizada na Superintendência Municipal de Trânsito, e conta com profissionais trabalhando 24 horas.

De acordo com o prefeito de Caldas Novas, Evandro Magal (PP), o objetivo do sistema de monitoramento é coibir a violência e a criminalidade. “Todas as informações desse sistema são compartilhadas com a Polícia Militar, que é nossa parceira direta. A nossa intenção é oferecer total segurança aos foliões que forem aproveitar o Caldas Country Show”, comentou o prefeito Evandro Magal.

Serviços de Saúde também serão reforçados

A prefeitura de Caldas Novas reforçou o estoque de medicamentos das unidades de saúde e da farmácia municipal, e também preparou um escala especial de trabalho para os médicos, enfermeiros e servidores da Secretaria Municipal de Saúde, que trabalhará em regime de plantão. O Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU) também contará com uma escala especial de serviços para os paramédicos e socorristas.


Leia mais sobre: Cidades

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários