Com o primeiro turno das eleições marcado para o dia 2 de outubro, encerra hoje (15) o prazo para que os partidos, coligações e federações registrem seus candidatos. A partir de amanhã (16), estará permitida a campanha eleitoral nas ruas dos candidados aos cargos de presidente, governador, senador e deputados federal e estadual.
Até às 19h de hoje ainda há chance de entregar as mídias com a documentação essencial nas secretarias do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para candidatura de presidente e vice, ou do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), para os demais cargos. O prazo para oficializar as candidaturas pela internet já foi encerrado na manhã de hoje.
Para o ato de registro, os candidatos devem apresentar documentos referentes à sua relação de bens, certidões criminais e prova de alfabetização. Também é necessário fornecer fotografia recente, o nome a ser mostrado na urna e demais documentos e informações essenciais.
Até agora, constam 185 candidaturas para o cargo de governador em todo o país, 192 registros para o cargo de senador e 12 candidaturas à presidência da república. Para os cargos de deputado estadual e federal já foram registrados 9.211 e 544 candidaturas, respectivamente.
Os dados de candidaturas podem ser acessados diretos pelo sistema de divulgação de candidaturas e contas da Justiça Eleitoral e são disponibilizados em tempo real. Após o registro, os pedidos são julgados pela Justiça Eleitoral. Os resultados de deferição serão divulgados em 12 de setembro.
(Com informações de Agência Brasil)
Leia mais sobre: Candidaturas / Eleições 2022 / Política