12 de agosto de 2024
Cidades • atualizado em 12/02/2020 às 23:49

Abertas inscrições para vagas de Colégios Militares de Goiás

ATENÇÃO:

Clique aquí e leia sobre o edital e as inscrições para 2017 na notícia atualizada.

 

 


 

 

O período de inscrição para o preenchimento de 3,6 mil vagas em 20 colégios militares de Goiás começa nesta quarta-feira (28). O edital de seleção foi publicado no início da semana, pelo Comando de Ensino da Polícia Militar de Goiás.

As inscrições só podem ser realizadas nas 20 unidades escolares, localizadas em 17 cidades do Estado, das 8h às 17h. O período de inscrições segue até o dia 27 de novembro de 2015.

Das 3,6 mil vagas, 50% serão destinadas aos dependentes de militares e 50% ao público em geral. O sorteio para a escolha dos alunos está previsto para o dia 2 de dezembro, às 9h, e pode ser acompanhado pelos interessados no colégio militar onde ele se inscreveu.

O sorteio ocorre com a presença dos pais e de representantes do Ministério Público, do Conselho Tutelar e do Juizado da Infância e Juventude.

O aluno sorteado passará por uma prova de 40 questões para conseguir a vaga (Veja o regulamento abaixo). 

Abaixo, conheça os detalhes do edital, incluindo 


EDITAL DO SORTEIO DE VAGAS DOS COLÉGIOS MILITARES DE GOIÁS

Estado de Goiás Secretaria de Estado da Segurança Pública e Justiça

Polícia Militar

Comando de Ensino Policial Militar Seção de Ensino Civil – CEPM/2

EDITAL No 003/2015-CEPM

EDITA AS NORMAS DO CONCURSO PARA INGRESSO DE NOVOS ALUNOS NAS UNIDADES DOS COLÉGIOS DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS – CPMG ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO

Art. 1o. O presente Edital regulamenta as normas para as inscrições, seleção e ingresso de alunos nos Colégios da Polícia Militar de Goiás no ano de 2016, visando o preenchimento de 3.600 (Três mil e Seiscentas) vagas oferecidas nas Unidades:

Colégio da Polícia Militar de Goiás – Hugo de Carvalho Ramos (Goiânia)

Colégio da Polícia Militar de Goiás – Polivalente Modelo Vasco dos Reis (Goiânia)

Colégio da Polícia Militar de Goiás – Ayrton Senna (Goiânia)

Colégio da Polícia Militar de Goiás – Dr. Cézar Toledo (Anápolis)

Colégio da Polícia Militar de Goiás – Polivalente Gabriel Issa (Anápolis)

Colégio da Polícia Militar de Goiás – Tomaz Martins da Cunha (Porangatu)

Colégio da Polícia Militar de Goiás – Dr. Pedro Ludovico (Quirinópolis)

Colégio da Polícia Militar de Goiás– SGT Nader Alves dos Santos (Aparecida de Goiânia)

Colégio da Polícia Militar de Goiás – Dionária Rocha (Itumbiara)

Colégio da Polícia Militar de Goiás – Carlos Cunha Filho (Rio Verde)

Colégio da Polícia Militar de Goiás – Professor João Augusto Perillo (Cidade de Goiás)

Colégio da Polícia Militar de Goiás – Manoel Vilaverde (Inhumas)

Colégio da Polícia Militar de Goiás – Fernando Pessoa (Valparaíso)

Colégio da Polícia Militar de Goiás – José de Alencar (Novo Gama)

Colégio da Polícia Militar de Goiás – Nestório Ribeiro (Jataí)

Colégio da Polícia Militar de Goiás – José Carrilho (Goianésia)

Colégio da Polícia Militar de Goiás – Maria Tereza Garcia Neta Bento (Jussara)

Colégio da Polícia Militar de Goiás– CB Edmilson de Sousa Lemes (Palmeiras de Goiás).

Colégio da Polícia Militar de Goiás – Domingos de Oliveira (Formosa)

Colégio da Polícia Militar de Goiás – Benedito Pinheiro de Abreu (Itaberaí)

§ 1o – O período de inscrição para os interessados será de 28 de outubro de 2015 a 27 de novembro de 2015, e o sorteio das vagas no dia 02 de dezembro de 2015, às 09h00min. Os exames de Avaliação de Conhecimento para seleção nos Colégios da Polícia Militar de Goiás, nas unidades contempladas serão realizados dia 13 de dezembro de 2015. Em local e horário a definir. As matrículas dos sorteados e aprovados no processo seletivo serão realizadas nos dias 4, 5, 6, 7 e 8 de janeiro de 2016 (no mesmo CPMG em que fizera a inscrição).

§ 2o – As vagas previstas serão distribuídas da seguinte forma:

a) Nas unidades contempladas com sorteio e avaliação de conhecimentos serão: 80% (oitenta por cento) do total de vagas por sorteio e 20% do total de vagas por avaliação de conhecimento;

b) Em ambos os casos 50% (cinquenta por cento) do número de vagas serão concorridas entre os dependentes legais de militares e a outra parte para os dependentes do público civil, conforme edital.

c) Nas demais unidades serão: 50% (cinquenta por cento) do número de vagas serão concorridos por dependentes legais de militares e 50% (cinquenta por cento) por dependentes do público civil, todas as vagas serão preenchidas pelo critério de sorteio.

I – DA INSCRIÇÃO

Art. 2o. As inscrições serão feitas de segunda a sexta-feira, no horário das 08h00min às 17h00min, nas seguintes Unidades do Colégio da Polícia Militar de Goiás:

 

Goiânia:

CPMG – Hugo de Carvalho Ramos, Avenida E, Qd. B-11, No 600, Jardim Goiás;

CPMG – Polivalente Modelo Vasco dos Reis, Rua T- 48 esq. c/ Avenida Mutirão, Setor Oeste;

CPMG – Ayrton Senna, Rua JC-10 esquina com JC-37, Jardim Curitiba I;

 

Anápolis:

CPMG – Dr. Cézar Toledo, Avenida Monteiro Lobato, QD. 2 S/N, Bairro Alexandrina;

CPMG – Polivalente Gabriel Issa, Rua Engenheiro Portela, no 1, Bairro Nossa Senhora

D’abadia;

 

Porangatu:

CPMG – Tomaz Martins da Cunha, Rua 25 entre Rua 1 e 2, Setor Universitário;

 

Quirinópolis:

CPMG – Dr. Pedro Ludovico, Avenida Lázaro Xavier, no 108, Setor Central;

 

Aparecida:

CPMG – SGT Nader Alves dos Santos, Avenida Anchieta esq. com Rua Prustita Qd. APM 12

Lotes: 12 a 16 Loteamento Pontal sul Acréscimo;

 

Itumbiara:

CPMG – Dionária Rocha, Avenida Tabelião Bartolomeu Dias da Rocha, No 195, Bairro Planalto;

 

Rio Verde:

CPMG – Carlos Cunha Filho, Avenida Presidente Vargas, S/No, Setor Industrial;

 

Cidade de Goiás:

CPMG – Professor João Augusto Perillo, Rua Marechal Abrantes, S/No, Setor João Francisco;

Inhumas:

CPMG – Manoel Vilaverde, Rua Goiás, QD. 16 e 17, S/No, Lotes 1-16, Vila Lucimar;

 

Valparaíso de Goiás:

CPMG – Fernando Pessoa, Praia Dos Amores II Etapa Rua JK 59 – Jardim Céu Azul;

 

Novo Gama:

CPMG – José de Alencar, Quadra 22, Rua Primo com Luna Vargas, Setor Lunabel 3A; Jataí:

CPMG – Nestório Ribeiro, Rua José Geda, no 56, Setor Central; Goianésia:

CPMG – José Carrilho, Rua 27, no 284, Setor Central; Jussara:

CPMG – Maria Tereza Garcia Neta Bento, Rua Josias Teixeira Lobo, Setor Morada Nova; Palmeiras de Goiás:

CPMG – CB Edmilson de Sousa Lemes, Rua São João, S/No, Bairro São João; Formosa:

CPMG – Domingos de Oliveira, Loteamento Santa Bárbara, Av. Oeste, S/No. Itaberaí:

CPMG – Benedito Pinheiro de Abreu, Rua 20 esq. com Rua 07 S/N°Centro. Art. 3o. Cada candidato poderá se inscrever somente uma vez, ficando vedada a inscrição em duas ou mais Unidades do CPMG, sob pena de ser desclassificado.

Art. 4o. Serão exigidos os seguintes requisitos para a inscrição do candidato: I – Ser brasileiro, ou, se estrangeiro, estar com permanência regular no Brasil; II – Fornecer cópia da certidão de nascimento ou carteira de identidade; III – Fornecer cópia da carteira de identidade do responsável; IV – Declaração Escolar que está cursando a série anterior à pretendida;

V – Aos candidatos com idade de 14 a 16 anos que pleitearem vaga no turno noturno, apresentar comprovação de trabalho (carteira de trabalho) diurno na condição de aprendiz, que comprove carga horária superior a 04 horas diárias;

VI – Aos candidatos com idade de 16 a 18 anos, que pleitearem vaga no turno noturno, apresentar comprovação documental de trabalho (carteira de trabalho), ou declaração subscrita pelo adolescente e seus pais ou responsáveis, que conste ser trabalhador, devendo conter nome e endereço do empregador e horário de trabalho diurno.

VII – O horário previsto para as aulas serão: – Matutino – 07h00min às 12h15min (6 aulas de 50 min cada, com intervalo de 15 min.); – Vespertino – 13h00min às 18h15min (6 aulas de 50 min cada, com intervalo de 15 min.); – Noturno – 19h00min às 22h40min (5 aulas de 40 min cada, com intervalo de 15 min.).

VIII – Os alunos que moram em região de Zona Rural e que dependem do transporte da Prefeitura da localidade, estes não terão facultados seus horários de entrada e saída. Devendo, portanto cumprir o horário de entrada e saída em vigor no CPMG o qual deseja concorrer à vaga.

IX – O CPMG é uma unidade que trabalha com o processo de inclusão social, portanto não serão limitadas vagas para portadores de necessidades especiais, estes farão inscrição e concorrerão as vagas por sorteio assim como todos os demais inscritos.

Parágrafo Único – As vagas estabelecidas para dependentes de militares são destinadas aos servidores militares estaduais (Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás), devendo a cópia da identidade funcional do responsável, ser apresentada no ato da inscrição.

II – DO SORTEIO

Art. 5o. O sorteio das vagas terá validade exclusivamente para o preenchimento das 3.358 (Três mil e Trezentas e Cinquenta e Oito) vagas previstas para o ano letivo de 2016 existentes nas Unidades dos Colégios da Polícia Militar de Goiás, de acordo com as orientações do presente Edital.

Parágrafo Único – O candidato sorteado para uma série perderá essa vaga automaticamente se ficar reprovado na série anterior à pleiteada e não terá direito a vaga da série da reprovação.

Art. 6o. A 3a via da ficha de inscrição será depositada no momento da inscrição, pelo próprio candidato ou pelo seu responsável, em uma URNA lacrada, correspondente à série pleiteada. Se tiver interesse o candidato inscrito poderá rubricar o lacre da urna. No dia do sorteio as referidas fichas serão sorteadas em uma reunião pública.

§ 1o – O sorteio será conduzido pelo Comandante e Diretor da Unidade do CPMG, devendo ser realizado separadamente para cada série que foi oferecida a vaga, na presença dos pais dos candidatos, dos membros do Conselho Escolar e de representantes da Sociedade Civil.

§ 2o – Esse sorteio se dará na sede do CPMG em que o candidato se inscreveu, iniciando-se às 09h00min do dia 02 de dezembro de 2015.

§ 3o – São locais do sorteio:

Goiânia:

CPMG – Hugo de Carvalho Ramos, Avenida E, Qd. B-11, No 600, Jardim Goiás;

CPMG – Polivalente Modelo Vasco dos Reis, Rua T- 48 esq. c/ Avenida Mutirão, Setor Oeste;

CPMG – Ayrton Senna, Rua JC-10 esquina com JC-37, Jardim Curitiba I;

 

Anápolis:

CPMG – Dr. Cézar Toledo, Avenida Monteiro Lobato, QD. 2 S/N, Bairro Alexandrina;

CPMG – Polivalente Gabriel Issa, Rua Engenheiro Portela, no 1, Bairro Nossa Senhora

D’abadia;

 

Porangatu:

CPMG – Tomaz Martins da Cunha, Rua 25 entre Rua 1 e 2, Setor Universitário;

 

Quirinópolis:

CPMG – Dr. Pedro Ludovico, Avenida Lázaro Xavier, no 108, Setor Central;

 

Aparecida:

CPMG – SGT Nader Alves dos Santos, Avenida Anchieta esq. com Rua Prustita Qd. APM 12

L. 12 a 16 Loteamento Pontal sul Acréscimo;

Itumbiara:

CPMG – Dionária Rocha, Avenida Tabelião Bartolomeu Dias da Rocha, No 195, Bairro Planalto;

 

Rio Verde:

CPMG – Carlos Cunha Filho, Avenida Presidente Vargas, S/No, Setor Industrial;

 

Cidade de Goiás:

CPMG – Professor João Augusto Perillo, Rua Marechal Abrantes, S/No, Setor João Francisco;

 

Inhumas:

CPMG – Manoel Vilaverde, Rua Goiás, QD. 16 e 17, S/No, Lotes 1-16, Vila Lucimar;

 

Valparaíso de Goiás:

CPMG – Fernando Pessoa, Praia Dos Amores II Etapa Rua JK 59 – Jardim Céu Azul;

 

Novo Gama: 

CPMG – José de Alencar, Quadra 22, Rua Primo com Luna Vargas, Setor Lunabel 3A;

Jataí: 

CPMG – Nestório Ribeiro, Rua José Geda, no 56, Setor Central;

Goianésia: 

CPMG – José Carrilho, Rua 27, no 284, Setor Central;

Jussara: 

CPMG – Maria Tereza Garcia Neta Bento, Rua Josias Teixeira Lobo, Setor Morada Nova;

Palmeiras de Goiás: 

CPMG – CB Edmilson de Sousa Lemes, Rua São João, S/No, Bairro São João;

Formosa: 

CPMG – Domingos de Oliveira, Loteamento Santa Bárbara, Av. Oeste, S/No.

Itaberaí: 

CPMG – Benedito Pinheiro de Abreu, Rua 20 esq. com Rua 07 S/N°Centro.

 

(VEJA O VOLUME DE VAGAS POR SÉRIE E POR COLÉGIO)

 

Art. 7o. Todos os candidatos regularmente inscritos concorrerão ao sorteio das vagas, independente da sua presença ou da presença de seus responsáveis, durante o evento.

Art. 8o. A lista dos candidatos sorteados será divulgada após a sua realização, ficando afixada na Unidade do sorteio, e sítios eletrônicos para conhecimento dos interessados.

Parágrafo Único: Em hipótese alguma, serão repassadas informações sobre sorteados via telefone.

III – DA COMISSÃO ENCARREGADA DO SORTEIO

Art. 9o. Será constituída uma Comissão para coordenação do processo de sorteio, composta por Policiais Militares designados pelo Comando de Ensino da PMGO.

§ 1o – No ato do sorteio, para cada série sorteada serão convidados para acompanhar o processo, dois pais que não estiverem pleiteando vagas para aquela série; na ausência de pais neutros (de outras séries), serão convidados professores ou integrantes do Conselho Escolar.

§ 2o – Depois de realizado o sorteio, os Comandantes e Diretores do CPMG deverão lavrar Ata em livro próprio, colhendo assinatura de todos os envolvidos no processo.

IV – DA AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTO

Art. 10. A Avaliação de Conhecimento proceder-se-a da seguinte forma:

a)  A avaliação de Conhecimento terá validade exclusiva para o preenchimento de 242 (Duzentas e Quarenta e Duas) vagas, distribuídas nas unidades contempladas;

b)  Somente os candidatos inscritos durante o período de inscrições, conforme o §1o do artigo 1o deste edital, e não sorteados, poderão participar da Avaliação de Conhecimento.

c)  Após a realização do sorteio, o candidato não sorteado deverá procurar a Unidade do CPMG em que se inscreveu, do dia 03 a 09 de dezembro de 2015, para confirmar a participação na Avaliação de Conhecimento.

d)  O candidato que não confirmar sua inscrição junto ao CPMG ficará impedido de realizar a certame.

e)  Os locais e horários de realização do certame serão divulgados dia 10 de dezembro através dos meios disponíveis (nos próprios CPMG, sites dos CPMG, site da PMGO e redes sociais das Unidades);

f)  Em hipótese alguma serão repassados estes dados via telefone.

g)  As características do certame, tais como: disciplinas, ementas, quantidades de questões e demais dados estão disponíveis no anexo I deste edital.

V – DA MATRÍCULA

Art. 11. São condições para matrícula de novos alunos nas diversas séries do Ensino Fundamental e Médio do CPMG:

I – Ser sorteado para a série pretendida, dentro do número de vagas existentes;

II – Apresentar o documento que comprove ter concluído a série anterior à que se pleiteia no certame.

§ 1o – A matrícula se concretizará nas datas constantes neste edital, não sendo possível realização das mesmas em outro período.

§ 2o – O processo de matrícula somente será efetivado após a entrega do documento próprio (Declaração de Transferência ou Histórico Escolar do aluno), expedido pelo estabelecimento de ensino que se encontre com funcionamento regular perante o Conselho Estadual de Educação.

§ 3o – Não será deferida matrícula no turno noturno de menor de 14 anos.

§ 4o – No ato da matrícula o responsável assinará o Termo de Aceitação das condições elencadas no Regimento Interno do CPMG.

VI – DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 12. Fica reservado para os dependentes legais dos Servidores Militares do Estado de Goiás 50% (cinquenta por cento) do total das vagas existentes e os outros 50% (cinquenta por cento) fica destinado aos filhos de civis, para cada série do Ensino Fundamental e Médio, a serem preenchidas nos termos deste Edital.

Paragrafo Único: Para as unidades contempladas a distribuição de vagas obedece o seguinte critério: 80% (oitenta por cento) do total de vagas será por sorteio, 20% do total de vagas será por avaliação de conhecimento, em ambos os casos metade do número de vagas será concorrido entre os dependentes legais de militares e a outra parte para os dependentes do público civil, conforme termo de ajunte de conduta entre o Ministério Público de Goiás e o Comando de Ensino policial Militar.

Art. 13. No caso de surgimento de mais vagas, até a data do certame, além da previsão constante deste Edital, estas serão comunicadas no ato do sorteio, para o imediato preenchimento.

Art. 14. Depois de matriculados os candidatos sorteados, caso surja novas vagas, o Comandante e Diretor do CPMG adotará o disposto no Art. 68, § 2o, do Regimento Escolar do CPMG:

“Art. 68, § 2o – Após a realização do processo seletivo ou sorteio para o ingresso do aluno da Unidade Escolar, o Comandante e Diretor do CPMG poderá autorizar novas matrículas por transferência de escolas públicas e/ou privadas, mediante requerimento do interessado, desde que haja vacância nas turmas por reestruturação, desistência, abandono, evasão ou abertura de novas turmas”.

GRIFO NOSSO

Art. 15. O Comandante e Diretor de cada CPMG deverá previamente encaminhar convite à imprensa local, Ministério Público, Conselho Tutelar, Associação de Pais e Mestres e Secretaria da Educação para acompanhar a realização do sorteio, sendo que o não comparecimento de representantes desses órgãos não impedirá a sua realização.

Art. 16. A inscrição do candidato importará no conhecimento das presentes instruções e na aceitação das condições estabelecidas no presente Edital.

Art. 17. Após o inicio do ano letivo, o aluno deverá adquirir o uniforme do CPMG, composto dos seguintes itens:

I – Calça (masculino) / saia-calça e/ou calça (feminino); II – Camisa com divisas, Bandeira do Estado e Brasão do CPMG; III – Camiseta bege com mangas curtas; IV – Gorro sem pala; V – Cinto marrom de nylon, com fivela do CPMG; VI – Sapato social preto (masculino com cadarço); VII – Meia social na cor preta; VIII – Bermuda marrom para educação física; IX – Tênis de cor preta, sem detalhes; X – Meias soquete na cor branca, para educação física; XI – Agasalho (blusa e calça em tactel marrom e bege); XII – Plaqueta com o nome do aluno.

§ 1o Fica o Comandante e Diretor de cada unidade do CPMG, com o apoio do Serviço Social de cada escola responsável pela seleção de alunos sorteados/aprovados que não tiverem condições de aquisição do uniforme para aplicarem a reserva prevista no TCTP – 009/12.

§ 2o O CPMG adota uma Agenda Escolar personalizada, a qual será disponibilizada após iniciar o ano letivo. Na Agenda Escolar os pais ou responsáveis obterão todas as informações relativas ao Regimento Interno, Regulamento Disciplinar, Regulamento de

Uniformes, Regulamento de Continências, bem como às Diretrizes Gerais de Ação das Unidades do CPMG.

Art. 18. Os pais ou responsáveis dos alunos a serem matriculados ficam desde já cientes de que o Colégio da Polícia Militar de Goiás adota o sistema de Contribuição Comunitária Voluntária, sugerida pela Associação de Pais e Mestres e aprovada no Termo de Cooperação Técnico Pedagógica (TCTP – 009/12), em sua cláusula sétima, também aprovada pelo Conselho Escolar da respectiva Unidade, a qual foi dividida em 12 (doze) contribuições voluntárias, recolhidas mensalmente, conforme o interesse dos pais ou responsáveis em sua adesão.

Parágrafo Único. O valor da Contribuição Comunitária Voluntária é sugerida anualmente pela Associação de Pais e Mestres e homologado por ato do Comandante e Diretor do CPMG, mediante aprovação do Conselho Escolar de cada Unidade, conforme preceitua a cláusula estimado Termo de Cooperação Técnico Pedagógica (TCTP – 009/12) e regulamentado pelo Regimento Interno do CPMG.

Art. 19. O valor recebido será aplicado em benfeitorias e aquisição de recursos didáticos para o respectivo CPMG, cuja prestação de contas será submetida à análise e aprovação do Conselho Escolar da Unidade, nos termos das normas vigentes.

Art. 20. Os Comandantes e Diretores do CPMG deverão divulgar o presente Edital, valendo-se dos meios de comunicação disponíveis.

Art. 21. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Coordenação do Sorteio ou pelo Comandante de Ensino da PMGO.

Art. 22. Este Edital entrará em vigor, na data de sua publicação em DOEPM.

 

CEPM, em Goiânia-GO, 26 de outubro de 2015.

JÚLIO CÉSAR MOTA FERNANDES – CORONEL PM Comandante de Ensino Policial Militar

 

Anexo I

A avaliação de conhecimento será composta por 40 (quarenta) questões, de múltipla escolha, compreendida nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos gerais, distribuídas da seguinte forma:

a) 10 (dez) questões de Língua Portuguesa b) 10 (dez) questões de Matemática c) 20 (vinte) de Conhecimentos Gerais

Será classificado o aluno que obter o maior número de acertos, havendo empate, os critérios de desempate serão:

a)  O candidato mais velho;

b)  Maior número de acertos na disciplina de Língua Portuguesa;

c)  Maior número de acertos na disciplina de Matemática;

d)  Maior número de acertos em Conhecimentos Gerais;

As provas terão duração de 4 (quatro) horas, em local e horários definidos posteriormente, sendo a saída do candidato do local de provas autorizada apenas após 2h30min (duas horas e trinta minutos) após o início do certame;

Durante a realização das provas não serão permitidos o ingresso ao local de provas de alunos portando qualquer tipo de aparelhos eletrônicos, relógios ou material de consulta, sendo o aluno flagrado com qualquer destes materiais desclassificado automaticamente;

Em hipótese alguma haverá segunda chamada desta avaliação, ou aplicação em data ou horário diferenciado.

É imprescindível a confirmação de inscrição dos alunos que não forem sorteados para a realização desta etapa, ficando impedido de realizar a prova os candidatos que não confirmarem sua inscrição conforme edital;

Conteúdo Programático – 6o ano do Ensino Fundamental Língua Portuguesa

• O alfabeto, a ordem alfabética, o verbete, os sentidos dos termos, as abreviaturas. • Processos de formação de palavras: derivação e composição (Noções Gerais). • Substantivo, adjetivo e verbo. • Sinônimos e antônimos.

• Derivação de palavras (prefixação e sufixação). • Ortografia: uso de X, SC, SS, Z, RR, Ç, S. • Palavras da mesma família etimológica. • Regras básicas de acentuação gráfica.

• Recursos expressivos do poema. • Polissemia. • Acentuação gráfica de palavras. • Pontuação.

Matemática

• Sistema de numeração decimal. • Comparação de numerais indo-arábicos com numerais utilizados na Antiguidade. • Composição e decomposição. • Multiplicação. • Propriedade distributiva da multiplicação. • Classes e ordens do sistema de numeração decimal.

• Arredondamento de dados. • Antecessor e sucessor. • Poliedro e polígono. • Diagonais do polígono.

• Explorar os polígonos das faces dos poliedros. • Ideias da divisão. • Exploração dos números decimais como extensão do sistema de numeração decimal. • Composição e decomposição de números decimais. • Leitura e escrita de números decimais. • Localização de números racionais na reta numérica. •Relação entre as diferentes representações de um número racional: decimal, fracionária e

porcentagem. • Estratégias de cálculo mental com porcentagem. • Medidas de comprimento. • Roteiro e itinerário. • A rigidez do triângulo. • Classificação dos triângulos. • Condição de existência de um triângulo. • Expressões numéricas. • Perímetro de figuras planas. • Expressões numéricas (uso de parênteses). • Propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição e à subtração. • Relações: ”múltiplo de”; “divisor de”; “é divisível por”. • Números primos. • Composição e decomposição de figuras. • Representação geométrica de múltiplos e divisores. • Fração como relação parte/todo. • Divisão com quociente decimal. • Noção de média. • Múltiplos. • Divisores. • Árvore de fatores. • M.D.C. pelo conjunto de divisores. • M.M.C. pelo conjunto de múltiplos. • Equivalência de áreas. • Frações equivalentes • Classes de equivalência. • Comparação de frações. • Adição e subtração de frações com o mesmo denominador.

História

• História de Goiás. • Espaço territorial goiano. • Sociedade mineradora. • A mulher e a mineração. • Atividades econômicas do Estado de Goiás. • Primeira definição territorial brasileira. • Nação. • Bandeirantes. • Mão de obra indígena. • Mapas. • Ocupação territorial brasileira. • Quilombos.

Geografia

• Cultura e diversidade.

• Relações de poder. • Trabalho e sociedade. • Consumo e sociedade. • Leitura cartográfica. • Cartografia e representação. • Localização. • Evolução tecnológica e ambiência. • Ocupação e ambiente. • Aspectos físicos da paisagem. • Natureza e degradação ambiental.

Ciências

• Sistema Solar. • Terra. • Atmosfera • Meio Ambiente. • Ecossistema.

• Fenômenos naturais e utilização no cotidiano.

• Células. • Sistemas do corpo humano: respiratório, circulatório, nervoso, locomotor e reprodutor

Conteúdo Programático – 7o ano do Ensino Fundamental Língua Portuguesa

• Onomatopeias: recurso da língua. • Sílaba tônica e sílaba átona (recolha de noções): proparoxítonas, paroxítonas e oxítonas. • Acentuação das proparoxítonas • A classificação das palavras na Língua Portuguesa (classes de palavras: substantivo e verbo). • Substantivo e artigo (flexões de gênero e número). • Adjetivo (flexões de gênero e número). • Ortografia de palavras cognatas e com sufixo ês/-esa. • Advérbio (conceito, formação, usos). • Locução adverbial. • Pronomes (subclasses e características). • Numerais (subclasses e características). • Acentuação das paroxítonas. • Ditongo e hiato. • Preposições e locuções prepositivas. • A palavra a: artigo, pronome pessoal, preposição. • Conjunção (conceito, funções e sentido). • Frase, oração e período. • Ortografia: uso de mas, mais, más. • Sintaxe: sujeito e predicado. • Concordância verbal: noções gerais. •Gêneros textuais: poema, narrativa ficcional em prosa, autobiografia, narrativa fantástica,

narrativa de humor, biografia, história em quadrinhos, relato histórico e notícia de jornal, conto de fadas e paródia, teatro, entrevista, carta, e-mail, propaganda, poema, fábula.

Matemática

• Sistemas de numeração na Antiguidade: egípcio, babilônio, romano, chinês e maia. • Principais características de um sistema de numeração. • Elementos e cálculos da potenciação: base, expoente, potência. • Classes e ordens no sistema de numeração decimal.

• Conceito de número natural. • Multiplicação e divisão por 10, 100 e 1.000. •Propriedade da divisão (multiplicação do dividendo e divisor por um mesmo número diferente

de zero, sem alterar o quociente). • Expressões numéricas. • O metro e unidades múltiplas e submúltiplas. • O grama e unidades múltiplas e submúltiplas. • O litro e unidades múltiplas e submúltiplas. • Tipos de frações, adição e subtração. • Múltiplos e divisores de um número. • Números primos. • Critérios de divisibilidade. • Cálculo do M.M.C. • Comparação de frações. • Paralelepípedo: elementos e planificação. • Retângulo: lados e vértices. • Figuras planas e não planas. • Prismas e pirâmides. • Planificação do cubo. • Cálculos na base 60 com horas, minutos e segundos. • Construção e análise de gráficos de barras, colunas e curvas (linhas). • Ângulos: medida. • Segmento de reta e reta. • Características e definição de polígono. • Cálculo de áreas com diferentes unidades de medida. • Perspectiva.

Ciências

A Terra, seus vizinhos mais próximos e alguns ritmos da natureza:

Origem do Universo e da Terra.

Sistema solar e seus componentes.

Rotação da Terra – ritmo diário.

Translação da Terra – ritmo anual.

Equipamentos utilizados para estudo dos astros.

A Estrutura do planeta Terra: crosta, manto, núcleo.

Planeta Terra: o solo e suas riquezas:

Formação do solo e subsolo.

Fertilidade do solo.

Tipos d e solos e atividades econômicas (pecuária, agricultura, mineração e extrativismo) em

algumas regiões de Goiás.

Problemas relacionados à degradação do solo em Goiás.

Biosfera – faixa do planeta em que há vida.

Interação de seres vivos (fatores bióticos) e elementos não vivos (fatores abióticos).

Cadeias e teias alimentares: Produtores, consumidores, decompositores.

Noções básicas de sucessão ecológica: Sucessão primária e secundária.

Principais ecossistemas brasileiros.

Importância ecológica e econômica do Cerrado.

Seres vivos em extinção: um problema ambiental.

O ser humano cresce e se desenvolve:

Ciclo Vital – Diferentes fases da vida: embrião e feto, bebê, infância, adolescência, adulto meia-

idade e velhice.

Puberdade / adolescência:

Sexualidade, diversidade e transformações físicas, emocionais e mentais.

Cuidados com a higiene e saúde.

Geografia

• Espaço geográfico. Lugar e Paisagem: Urbana e Rural. • Cartografia. •Planeta Terra • Aspectos naturais: clima,

• Relevo, vegetação, solo e Hidrografia do Brasil. • Natureza e Degradação ambiental.

História

Origem e desenvolvimento da humanidade – “Pré-História”: períodos Paleolítico e Neolítico.

Antiguidade “Oriental”: Mesopotâmia.

Antiguidade “Oriental” – Civilizações: egípcia, hebraica, fenícia e persa (sociedades da China

Antiga e da Índia Antiga podem ser trabalhadas a partir da possibilidade relacionada ao

quantitativo de aulas)

Antiguidade “Ocidental” ou “Clássica”: Grécia – civilizações cretense e micênica; períodos

Homérico e Arcaico; as polis de Esparta e de Atenas; períodos Clássico e Helenístico; e

elementos da cultura grega.

Antiguidade “Ocidental” ou “Clássica”: Roma – Monarquia;

República; Alto Império; Baixo Império; elementos d a cultura romana; as migrações dos povos

“bárbaros” e o cristianismo.

Conteúdo Programático – 8o ano do Ensino Fundamental Língua Portuguesa

Tipos de Sujeito.

Predicado e seu núcleo.

Substantivo, verbo e palavras ligadas a eles.

Características e função do verbo de ligação.

Conceito de concordância verbal.

Adjuntos na oração

Importância da pontuação para o sentido da frase escrita.

Usos de ponto, dois-pontos, aspas, travessão, vírgula, reticências.

Países africanos lusófonos.

Contribuição linguística africana à língua portuguesa no Brasil.

Palavras originárias de dialetos africanos.

Gêneros textuais: narrativa de aventura, resenha, relato e roteiro de viagem, texto jornalístico-

reportagem, texto normativo, texto opinativo, narrativa de ficção científica, conto.

Matemática

• Contextos de utilização de números negativos. • Representação de números positivos e negativos. • Reta numérica. • Sistematização do conjunto Z. • Funções do zero. • Retomada de números racionais na representação fracionária e decimal. • Expressões envolvendo adição algébrica de números racionais • Multiplicação de números inteiros relativos. • Potenciação de números inteiros relativos. • Divisão de números inteiros relativos. • Multiplicação de frações. • Potenciação de frações. • Introdução à equação do 1o- grau com uma incógnita. • Razão. • Proporção

• Regra de três simples. • Cilindro: observação/definição, superfícies planas e não planas, planificação. • Cone: observação/definição, superfícies planas e não planas, planificação. • Esfera: observação/definição, elementos. • Uso do compasso. • Conceituação de medida de um arco de circunferência. • O grau e seus submúltiplos. • Uso do transferidor. • Revisão de ângulos e seus principais elementos • Conceito de volume: volume do cubo e do paralelepípedo. • Altura de um paralelogramo. • Fórmula da área de um paralelogramo.

Ciências

• Atmosfera: camada de ar que envolve o planeta Terra. • Poluição do ar e doenças causadas pela poluição. • Efeito estufa e Aquecimento global. • Equipamentos utilizados para estudar as alterações climáticas: termômetro, pluviômetro, • Anemômetro e outros.

• Hidrosfera, as águas do planeta. • O ciclo da água. • Água e vida. • Tecnologia de captação e tratamento da água. • Poluição e contaminação das águas.

• A água como veículo transmissor de doenças. • Características dos Seres Vivos: Noções de célula. • Nutrição: Autotrofismo e heterotrofismo. • Digestão intracelular e extracelular. •Obtenção, transformação e utilização de energia pelos seres vivos: o metabolismo e as

reações químicas; •Respiração:mitocôndrias / célulasanimais. •Fotossíntese: cloroplastos / célulasvegetais. • A classificação dos seres vivos: • Diversidade genética e diversidade das espécies. • Doenças provocadas por vírus, bactérias, fungos, protozoários e invertebrados. • Nutrição: composição dos alimentos e importância dos nutrientes no organismo. • Hábitos alimentares saudáveis. • Transformação d os alimentos, absorção de nutrientes e eliminação de resíduos. • Circulação: • Coração e vasos sanguíneos e o transporte de substâncias. • Sangue e as funções de seus componentes. • Respiração: • Tipos de respiração: braquial, traqueal, cutânea e pulmonar. • Sistema respiratório humano. • Excreção: eliminação de resíduos. • Sistema excretor. • Sustentação do corpo: nos vertebrados, nos invertebrados e nos vegetais. • Tipos de reprodução: sexuada e assexuada.

Geografia

• População brasileira e cultura. • Trabalho, migração e mobilidades • Regionalização do território brasileiro. • Goiás no contexto econômico e cultural brasileiro. • Vegetação, clima, hidrografia, relevo e solos do Brasil.

• Domínios morfoclimáticos, • Ecossistemas. • A Industrialização, a urbanização e modernização no campo.

História

Sociedade Medieval: Alta Idade Média; Baixa Idade Média; o Feudalismo; Igreja Católica; cultura medieval.

Os Árabes e o Islamismo.

Renascimento.

Formação dos Estados Modernos/Nacionais: Absolutismo e Mercantilismo.

Reformas Religiosas: Luteranismo, Calvinismo, Anglicanismo e Contrarreforma.

Expansão Marítima e Comercial.

Processo de conquista e colonização europeia nas Américas: Espanhola, Inglesa e Francesa.

Relação: África e América. •América Portuguesa – montagem da Colônia: as Capitanias Hereditárias e os Governos-

Gerais; • A administração colonial e os poderes locais; o projeto agrícola da exploração colonial; as

instalações produtivas açucareiras; •Os escravos na economia açucareira; o domínio espanhol; o domínio holandês em

Pernambuco, a ocupação do Nordeste.

Conteúdo Programático – 9o ano do Ensino Fundamental Língua Portuguesa

Leitura e interpretação de texto

Classes de palavras

Conjunção subordinativa: condicional, final, comparativa, consecutiva, concessiva e completiva;

locução conjuncional.

Sintaxe

Pronome pessoal em adjacência verbal: em orações subordinadas; na conjugação do futuro e

do condicional

Funções sintáticas: modificador do nome (restritivo e apositivo)

Subordinação entre orações: subordinadas adverbiais condicionais, finais, comparativas,

consecutivas e concessivas; subordinativas substantivas completivas

Divisão e classificação de orações

Léxicologia

Neologismos

Palavras polissémicas e palavras monossémicas

Campo semântico

Relações semânticas: sinonímia, antonímia, hiperonímia e holonímia

Matemática

• Números reais • Expressões numéricas • Potência e Radiciação • Equações e sistemas • Inequações do 1°grau • Cálculo algébrico • Polinômios e operações com polinômios • Produtos notáveis e fatoração • Expressões algébricas • Circunferência, arcos e ângulos • Segmentos, ângulos e triângulos

• Quadriláteros • Medida estatística (média) • Compreensão leitora e raciocínio lógico

Ciências

• Ecossistemas • Interações seres vivos – ambiente • Fluxo de energia e ciclo de matéria • Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas • Gestão sustentável dos recursos • Recursos naturais – Utilização e consequências • Proteção e conservação da natureza • Custos, benefícios e riscos das inovações científicas e tecnológicas

Geografia

• População e Povoamento • Evolução da população mundial • Distribuição da população mundial • Mobilidade da população • Cidades, principais áreas de fixação humana • Diversidade cultural • Atividades económicas • Os Recursos Naturais • A Agricultura • A Pesca • A Indústria • Os Serviços • O Turismo • As Redes e Modos de Transporte e Telecomunicação

História

• Expansão e mudança nos séculos XV e XVI • O expansionismo europeu • Renascimento, Reforma e Contrarreforma • O contexto europeu dos séculos XVII e XVIII • O Antigo Regime europeu: regra e exceção • Um século de mudanças (século XVIII)

•O arranque da “Revolução Industrial” e o triunfo dos regimes liberais conservadores Da “Revolução Agrícola” a “Revolução Industrial”

• Revoluções e Estados liberais conservadores • A civilização industrial no século XIX • Mundo industrializado e países de difícil industrialização • Burgueses e proletários, classes médias e camponeses

Conteúdo Programático – 1a Série do Ensino Médio

Língua Portuguesa

• Vocativo.

Conceituação de frase, oração e período.

Período simples e período composto.

Orações coordenadas.

Oração principal e oração subordinada.

Orações subordinadas e seus valores sintáticos: substantiva, adjetiva e adverbial.

Orações reduzidas.

Emprego dos tempos simples do modo indicativo: presente, pretérito (perfeito, imperfeito,

mais-que-perfeito), futuro (do presente e do pretérito).

Emprego dos tempos simples do modo subjuntivo: presente, pretérito imperfeito e futuro.

Emprego do infinitivo pessoal e impessoal.

Emprego do gerúndio e particípio.

Gêneros textuais: linguagem poética, narrativa realista, fantástica e maravilhosa, dissertação

e narração: conceitos e

Diferenças. Exposição e argumentação – diferenças.

Matemática

• Potenciação e suas propriedades. • Conjuntos numéricos: naturais, inteiros e racionais. •Alguns elementos da teoria de conjuntos: pertinência, subconjunto, conjunto vazio,

representação simbólica e em diagrama. • O conjunto dos números reais. • Retomada do mdc por subtrações sucessivas. • Razão e proporção. • Regra de três composta. • Operações com radicais. • Fórmula para resolver qualquer tipo de equação de 2o- grau. • Familiarização com o conceito de função. • Noções de função. • Retomada de frações algébricas. • Cálculo do m.m.c. de expressões algébricas. • Explorar geometricamente o teorema de Pitágoras • Diagonal de um quadrado, cubo e paralelepípedo. • Ampliação e redução de figuras. • Razões trigonométricas no triângulo retângulo: seno, cosseno e tangente. • Demonstrações de algumas propriedades dos triângulos equiláteros e isósceles. •Demonstrações de algumas propriedades dos quadriláteros: diagonais, bissetrizes, ângulos

internos. • Cálculo de áreas em polígonos regulares. • Volume de alguns sólidos: prisma, cilindro.

Ciências

Os caminhos da matéria e da energia no ambiente:

O caminho cíclico da matéria: arranjos diferentes dos mesmos elementos químicos formam

diferentes substâncias.

Ciclos do carbono e do oxigênio.

Lixo ou Resíduos: interferência no ciclo de materiais.

O reaproveitamento de materiais e a qualidade ambiental.

Lixo radioativo: Acidente com o Césio – 137 (Goiânia –GO).

Sol, fonte de energia.

Fotossíntese e transformação de energia luminosa em energia química do alimento.

Respiração e fermentação: Obtenção da energia do alimento.

Cadeias e teias alimentares: transferência d e energia (contida no alimento).

Genética

Célula: Constituintes básicos. Membrana, citoplasma e núcleo.

Cromossomos e genes.

Divisões celulares e hereditariedade.

Biotecnologia em debate: células tronco, e transgênicos.

Eletricidade em nossas casas (o consumo de energia).

O comportamento elétrico da matéria (cargas elétricas).

• O circuito elétrico e a corrente elétrica. •Tensão elétrica. • Terra e Energia: • Luz: composição, refração e a decomposição da luz branca. • Propagação da luz.

• Reflexão, absorção e as cores que vemos. • Olho humano e problemas de visão. • Som: onda sonora. • Propagação do som.

• Frequência e altura. • Amplitude e intensidade. • Ouvido humano e problemas auditivos.

Geografia

• Regionalização do espaço mundial. • O continente asiático. • O continente antártico, o polo norte e o aquecimento global. • Continente europeu. • Oceania. • Os blocos econômicos, regionais e mundo. • Geopolítica.

História

Brasil – República Velha: federalismo, coronelismo, política dos governadores.

Goiás e a República Velha.

Primeira Guerra Mundial.

Revolução Russa.

Período entre guerras: crise de 1929 e nazifascismo.

Segunda Guerra Mundial

A “Era Vargas”.

Goiás e a “Era Vargas”.

Guerra Fria.

Revoluções Socialistas: China e Cuba.

Processo de descolonização afro-asiático.

Brasil: República democrática populista.

Brasil: Ditadura Militar.

Brasil e Goiás: redemocratização.

Nova Ordem Mundial: a globalização e seus efeitos; o fim da Guerra Fria e a Nova Ordem

Internacional

Língua Portuguesa

Conteúdo Programático – 2a Série do Ensino Médio

• Funções e usos da linguagem; • Texto verbal e não-verbal; • Modalidade de texto: dissertativo, narrativo, descritivo; • Gêneros textuais: crônica, artigo de opinião, carta, etc; • Tipos de discurso e formas de citação; • Intencionalidade discursiva. • Variação linguística; • Fonologia; • Ortografia;

• Acentuação; • Pontuação; • Processos de formação das palavras.

Biologia

• O método científico; • A origem da vida; • A composição química dos seres vivos; • Citologia animal e vegetal; • Metabolismo celular; • Histologia vegetal e animal; • Reprodução e embriologia humana; • Consequências sociais do uso indevido de drogas; • Consequências fisiológicas e sociais de uma gravidez na adolescência.

Física

• Introdução à Física – Grandezas Físicas: Grandezas fundamentais e derivadas; unidades de medida; Sistemas de Unidades; vetores;

•Cinemática: Referencial, velocidade média e instantânea, movimento retilíneo uniforme: descrição gráfica e analítica. Aceleração média e instantânea, movimento retilíneo uniformemente variado: descrição gráfica e analítica; lançamentos: vertical, horizontal e oblíquo. Movimento circular uniforme: grandezas cinemáticas circulares;

Dinâmica: Leis de Newton: equilíbrio de uma partícula; peso e massa de um corpo; forças de contato;

Movimentos de corpos sob ação de forças constantes; forças de ação e reação; gravitação universal: Leis de Kepler. Trabalho de uma força constante, potência, energia cinética, relação trabalho/energia cinética, energias potenciais gravitacional e elástica, conservação da energia mecânica; momento linear (quantidade de movimento) e impulso. Conservação do momento, colisões em uma e duas dimensões;

Estática: Estática do ponto material e dos sólidos, alavancas e momento de uma força (torque); •Mecânicados Fluidos: pressão, princípio de Pascal e de Arquimedes, densidade, gases,

pressão atmosférica, noções de hidrodinâmica.

Geografia

A Representação e a leitura do espaço geográfico

Localização, orientação, fusos horários;

Construção e interpretação de mapas, gráficos e tabelas;

Diferentes representações do espaço. •As diferentes fronteiras e a organização da geografia política do mundo atual, estado e

organização do território.

Globalização e suas consequências socioeconômicas, culturais e ambientais.

Globalização e Regionalização;

Os megablocos;

O papel dos organismos internacionais na geopolítica e na economia mundial.

Organização do espaço geográfico

Produção e organização do espaço geográfico e mudanças nas relações de trabalho;

Inovações técnicas e tecnológicas e as novas geografias;

A dinâmica econômica mundial e as redes de comunicação e informações;

O futuro dos espaços agrários;

A globalização a modernização da agricultura no período técnico-científico informacional e

a manutenção das estruturas agrárias tradicionais como forma de resistência.

Principais conflitos do século XXI.

História

• Pré-História

Antiguidade Oriental

A civilização egípcia;

A civilização fenícia;

A civilização hebreia;

A civilização mesopotâmica;

A civilização medo-persa.

Antiguidade Clássica

• A civilização grega; • A civilização romana.

A Idade Média

Formação dos reinos bárbaros;

Formação e estruturação do sistema feudal: economia e relações de vassalagens;

O Cristianismo e a Igreja Católica;

O império Bizantino;

O mundo muçulmano;

O desenvolvimento do comércio, o crescimento urbano e a vida cultural;

A Crise do século XIV e XV;

Cultura, mentalidade e cotidiano.

Brasil

• A chegada dos portugueses no continente Americano. • A sociedade, economia, mentalidade e produção intelectual no século XVI.

Matemática

Linguagem das funções;

Situações-problema que envolvam: funções algébricas do 1o e do 2o graus, relações entre seus

coeficientes e suas raízes; funções racionais; gráficos, equações e inequações de expressões

racionais e a representação gráfica das soluções;

Funções racionais gráficas e algébricas: simetrias, aplicações de translações e regiões de

crescimento e decrescimento;

Construção de modelos matemáticos de situações reais que envolvam os conceitos acima;

Geometria plana; •Situações-problema que envolvam: grandezas proporcionais; princípio de Cavalieri;

movimentos rígidos no plano; construções com régua e compasso; relações métricas nos triângulos e em outros polígonos convexos; paralelismo e perpendicularismo de retas; ângulos; áreas; lugares geométricos planos e homotetia;

•Figuras planas, simetrias, aplicações de translações, rotações e reflexões em congruências e/ou equivalências;

Situações-problema que envolvam: padrões numéricos específicos tais como as progressões aritméticas e geométricas e a sequência de “Fibonacci”; noções de convergência; relações entre padrões numéricos e mosaicos, formas geométricas, simetrias, médias e funções.

Sequências numéricas, gráficas e algébricas e sequências crescentes e decrescentes.

Química

• Ciência e Química – ciência das substâncias: aspectos industriais e econômicos e importância social;

• Transformações – diferenciação entre fenômenos físico e químico. Substância: conceito; propriedades físicas; caracterização; ponto de fusão; ponto de ebulição; densidade e

solubilidade. Mudanças de estado: gráficos (mistura versus substância). Separação de misturas

homogêneas e heterogêneas. Leis de Lavoisier e Proust, Dalton e GayLussac; •Natureza corpuscular da matéria – a necessidade de modelos explicativos para propriedades e fenômenos; o modelo atômico de Dalton; elemento químico; as substâncias simples e compostas e suas fórmulas; massa atômica e massa molecular; princípio de

Avogadro, mol, volume molar, massa molar;

Cálculos estequiométricos – equação química: significado e balanceamento. Cálculos

envolvendo massa,

Quantidade de matéria e volume;

Estudo dos gases – estudo das relações entre variáveis de estado. Teoria cinética dos

gases. Transformações gasosas. Equação de Clapeyron;

Natureza elétrica da matéria – evidências de condutibilidade elétrica dos materiais: eletrização

por atrito e indução.

O modelo atômico de Thomson. A experiência de Rutherford e a proposição de um novo

modelo atômico. Os componentes do átomo e as definições de número atômico, número

de massa, isóbaro, isótono, isótopo e íon.

Espectros: o modelo atômico de Rutherford-Bohr. Distribuição eletrônica: o diagrama de Linus

Pauling;

Tabela periódica – visão histórica: a importância das observações e da proposta de

Mendeleyev. Classificação periódica moderna. A lei de Moseley. As propriedades periódicas.

Previsão de propriedades a partir da distribuição eletrônica e/ou localização na tabela;

Uso dos materiais e modelos das ligações químicas – metais: estudo das propriedades e de questões cotidianas e ambientais relacionadas ao uso de metais. Ligas metálicas. Ligação metálica; substâncias iônicas: ocorrência e propriedades, modelo da estabilidade e limitações da Regra do Octeto; ligação iônica; formação de íons; representação de Lewis na formulação de compostos iônicos. Substâncias moleculares: ocorrência e propriedades do hidrogênio e do oxigênio; propriedades da água; ligação covalente; representação de Lewis na formulação de compostos moleculares. Geometria molecular: teoria da repulsão dos pares

de elétrons da camada de valência. •Polaridade das ligações e das moléculas: compreensão da solubilidade. Número de

oxidação: conceito e determinação a partir da fórmula estrutural plana e da polaridade das ligações. Forças intermoleculares: dipolodipolo, ligação hidrogênio e van der Waals e propriedades associadas. Dissociação iônica e ionização;

•Ácidos, bases, sais e óxidos – conceitos de propriedades, aplicações e nomenclatura; Indicadores ácido-base;

• Tipos de reações inorgânicas – análise ou decomposição, síntese, deslocamento dupla-troca; •Reações de oxidação-redução – número de oxidação, agente oxidante, agente redutor e

balanceamento;

Língua Portuguesa

Conteúdo Programático – 3a Série do Ensino Médio

Condições Textuais:

Funções e usos da linguagem;

Texto verbal e não-verbal;

Modalidade de texto: dissertativo, narrativo, descritivo;

Gêneros textuais: crônica, artigo de opinião, carta, etc.

Tipos de discurso e formas de citação;

Intencionalidade discursiva.

Capacidade de Leitura:

Relações lógicas e estruturantes do texto: coerência e coesão;

Hierarquia das ideias: ideia central e ideias periféricas;

Vocabulário: sinonímia, antonímia, homonímia, polissemia;

Denotação e conotação;

Ponto de vista e argumentação.

Conhecimentos Linguísticos:

Classes de palavras;

Funções sintáticas.

Noções de Teoria da Literatura:

Linguagem literária e não literária;

Gêneros literários: lírico, épico e dramático;

Modalidades narrativas: conto, fábula, apólogo, parábola, crônica, novela;

Poemas de forma fixa;

Elementos estruturais do poema, da narrativa e do drama;

Intertextualidade: paródia e paráfrase;

Figuras de linguagem;

Metalinguagem.

Historiografia da Literatura Brasileira:

Romantismo;

Realismo/Naturalismo;

Parnasianismo;

• Simbolismo. Biologia

• Classificação dos seres vivos. • Caracterização dos grandes grupos vírus; • Reino Monera; Reino Protista; Reino Fungi; Reino Plantae; Reino Animália. • Anatomia e fisiologia animal comparada. • Morfologia e Fisiologia dos Vegetais. • Programas de Saúde.

Física

Termologia temperatura e escalas termométricas, dilatação térmica de sólidos e líquidos;

Gases ideais: transformações isotérmicas, isobáricas, isovolumétricas e adiabáticas de um gás

ideal; equações de estado, teoria cinética dos gases;

Calor, trabalho e energia interna: capacidade térmica, calor específico; equivalente mecânico

do calor, condução, radiação e convecção, transições de fase, calor de mudança de fase;

princípios da termodinâmica, máquina de Carnot, rendimento de máquinas térmicas;

Vibrações e ondas movimento harmônico e simples: conceitos e aplicações; ondas: conceitos e classificações; ondas periódicas: características, reflexão, refração, difração, polarização e

interferência; ondas sonoras: conceitos, características, qualidades e propriedades;

Som: qualidades fisiológicas e físicas, velocidade de propagação, reflexão, eco; ressonância;

difração e interferência; instrumentos sonoros; •Óptica: propagação e reflexão da luz, espelhos planos, espelhos esféricos de pequena

abertura, formação de imagens, localizações de imagens gráfica e analiticamente; refração da luz, índice de refração, dispersão, espectros, reflexão total, lâminas paralelas e prismas. Lentes esféricas delgadas: formação de imagens de objetos reais, determinação gráfica e analítica de imagens.

• Associação de lentes. Instrumentos ópticos: o olho humano, lupa, telescópio, defeitos da visão. Obs.: as questões da prova enfatizarão os aspectos fenomenológicos.

Geografia

As questões ambientais, sociais e econômicas resultantes dos processos de apropriação dos recursos naturais;

A questão ambiental e o desenvolvimento sustentável. Os grandes problemas ambientais na atualidade. Os principais ecossistemas mundiais;

Geologia: estrutura interna, as placas tectônicas, vulcanismo e tectonismo, minerais e rochas, apropriação e uso do solo;

•A dinâmica atmosférica. Elementos e fatores climáticos. Tipos de climas. A poluição atmosférica;

•A hidrosfera. Oceanos e mares. Correntes marítimas. As águas continentais. As bacias hidrográficas. As águas subterrâneas. A água como recurso. A poluição das águas.

• Organização e distribuição mundial da população, os grandes movimentos migratórios atuais e os movimentos socioculturais e étnicos, as novas identidades territoriais;

•Dinâmica da população: políticas demográficas, estrutura, distribuição, crescimento e as migrações internacionais.

•Estrutura e dinâmica de diferentes espaços urbanos e o modo de vida na cidade, o desenvolvimento da Geografia Urbana mundial.

• As cidades nos países centrais e periféricos. A rede urbana. As metrópoles. As cidades globais e as megacidades.

• Problemas socioeconômicos e ambientais das cidades. História

A Idade Moderna

O Renascimento;

A expansão mercantil europeia;

As reformas religiosas e a Inquisição;

O Estado Moderno: absolutismo e mercantilismo;

Guerras e revoluções na Europa dos séculos XVI, XVII e XVIII;

Iluminismo e Despotismo Esclarecido;

A Revolução Industrial Inglesa do século XVIII;

A Revolução Francesa;

Cultura, mentalidade e cotidiano.

AMÉRICA

As Civilizações pré-colombianas: olmecas, maias, incas e astecas;

A conquista da América e o sistema colonial espanhol;

Colonização e independência da América inglesa.

BRASIL •Sociedade, economia, mentalidade, movimentos sociais e produção cultural da sociedade

brasileira nos séculos XVII e XVIII; • A vinda da família real portuguesa e os movimentos de emancipação política.

Matemática

Linguagem das Funções;

Situações-problema que envolvam: funções exponenciais e logarítmicas; gráficos, equações e

inequações; representação gráfica das soluções;

Matemática comercial e financeira;

Situações-problema que envolvam proporcionalidade;

Construção de modelos matemáticos de situações reais que envolvam os conceitos acima; •Situações-problema que envolvam, dentro de trigonometria, os seguintes aspectos: Arcos e

ângulos: medida em graus e radianos, relação de conversão; Relações trigonométricas no triângulo retângulo; Funções trigonométricas diretas, periodicidade, paridade e gráficos; Identidades trigonométricas fundamentais; Fórmulas de adição, subtração, duplicação e bisseção de arcos; Equações e inequações trigonométricas; Leis do cosseno e do seno;

• Situações-problema que envolvam matrizes, determinantes e sistemas lineares;

• Geometria Plana; •Situações-problema que envolvam: paralelismo e perpendicularismo; congruência de figuras

planas; semelhança de triângulos; Teorema de Tales e de Pitágoras; relações métricas nos polígonos e círculos; áreas de triângulos e quadriláteros, áreas de polígonos regulares, área da região circular e do setor circular;

Geometria Espacial;

Situações-problema que envolvam: retas e planos no espaço; posições relativas entre retas e

planos; prismas, pirâmides, esferas, cones e cilindros; sólidos; áreas e volumes.

Química

• Soluções aquosas. Dispersões, suspensões, colóides e soluções: diferenciação e importância; coeficiente de solubilidade; soluções saturadas e insaturadas. Relação entre soluto e solvente: g/L, mol/L, título, fração molar, porcentagem em massa, ppm. Alteração da relação entre soluto e solvente: importância no preparo de soluções. Diluição de soluções, mistura de soluções e análise volumétrica;

•Compreensão conceitual do efeito do soluto nas propriedades da água: abaixamento da pressão máxima de vapor; abaixamento da temperatura de congelamento; elevação do ponto de ebulição; pressão osmótica;

•Termoquímica – aspectos energéticos das reações químicas exotérmicas e endotérmicas: gráficos de energia versus caminho da reação. Conceito de entalpia padrão. Equação termoquímica. Compreensão conceitual e gráfica da variação de entalpia. Fatores que alteram a variação de entalpia: quantidade de matéria, estado físico, temperatura e estado alotrópico. Aplicação da lei de Hess;

Transformações químicas e equilíbrio: variação da concentração de reagentes e produtos em relação ao tempo.

Fatores que influenciam a velocidade da reação. Reversibilidade de reações. Caracterização do equilíbrio químico: lei da ação das massas e constante de equilíbrio (Kc).

•Deslocamento do estado de equilíbrio (o princípio de Le Chatelier): efeito da concentração, pressão, temperatura e catalisador. Equilíbrio iônico: constante de ionização e constante de dissociação (Ka e Kb). Grau de dissociação e de ionização: eletrólitos fortes e fracos.

• Equilíbrio iônico da água: pH e pOH. • Titulação: ácidos e bases fortes. Compreensão conceitual de hidrólise de sais, constante de

hidrólise (Kh) e grau de hidrólise (ah). 


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