O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu nesta terça-feira (23) as inscrições do processo seletivo para contratar 181.898 recenseadores que vão trabalhar na coleta de informações do Censo Demográfico 2021. Em Goiás, são 6.435 vagas.
O período de inscrições para recenseador segue até 19 de março. O candidato deve ter nível fundamental completo.
No ato da inscrição, o candidato poderá escolher a área de trabalho e em qual cidade realizará a prova. A taxa de inscrição é de R$ 25,77 e prova será aplicada no dia 25 de abril.
Também foi disponibilizado um simulador online em que os candidatos podem calcular a remuneração, já que o profissional receberá por produção. As inscrições podem ser feitas no site do Cebraspe, empresa organizadora da seleção, enquanto o simulador está disponível no hotsite do Censo 2021.
Para estimar a remuneração, basta informar o município e quantidade de horas que pretende dedicar ao trabalho. A taxa de remuneração varia por diversos fatores, entre eles, o acesso ao setor censitário, que é o local onde estão localizados os domicílios visitados.
Recenseador
Os recenseadores são os profissionais que visitarão todos os domicílios do país, entrevistando seus moradores. A jornada de trabalho recomendável para os recenseadores é de, no mínimo, 25 horas semanais.
Leia mais sobre: Censo 2021 IBGE / concurso IBGE / Concursos / Destaque 2