11 de agosto de 2024
Cidades

Abertas inscrições para conselheiros locais de saúde

O Conselho Municipal de Saúde de Goiânia (CMS) promove, até o mês de abril, eleição para renovação de 134 Conselhos Locais de Saúde (CLS). O período de votação, com votos da comunidade, se encontra em curso. Os eleitos têm a responsabilidade de liderar ações de melhorias na área de abrangência da unidade do Sistema Único de Saúde (SUS) que representa.

Os conselheiros locais de saúde atuam nos Centros de Saúde da Família, Centros de Saúde, Cais – Centro de Assistência Integrada à Saúde, maternidades, centros de referência e hospitais públicos da cidade. Em todas as unidades, o processo eleitoral tem prazo de 30 dias para inscrição de interessados.

Com processo eleitoral descentralizado, cada região da cidade tem cronograma diferenciado para os períodos de inscrição e de votação, com posterior posse por distrito sanitário. Após a eleição, os novos conselheiros serão capacitados para o exercício da função. De acordo com a vice-presidente do CMS Luzinéia Vieira dos Santos “na luta por um SUS de qualidade não há solução simples nem rápida”.

Em todas unidades e distritos sanitários foram formadas comissões eleitorais. Elas têm a responsabilidade de estimular candidaturas e agendar o dia da eleição. O horário das votações varia de acordo com o perfil de atendimento. Nas unidades com atenção 24 horas, as urnas de lona – cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral – receberão votos nos três turnos do dia. Nas demais, das 8 às 17 horas. A apuração começa assim que termina o prazo limite de direito ao voto, com a presença da comunidade local.

Preparação

A comissão interna do CMS que acompanha os CLS realizou assembleias distritais que mobilizaram candidatos para esclarecimentos gerais sobre a eleição, com base no regimento atualizado. Representante da região, Oeste Maria do Socorro de Sousa, afirma que sua comissão levantou diversos problemas nas unidades de saúde. “O conselheiro local deverá lutar por reforma de prédios insalubres e falta de segurança, profissionais e de medicamentos. O eleito terá muito trabalho pela frente”.


Leia mais sobre: Cidades

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários