22 de dezembro de 2024
Brasil

Abaixo-assinado pelo fim da exportação de animais vivos passa de 300 mil assinaturas

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O abaixo-assinado lançado pela apresentadora e ativista Luisa Mell em 11 de dezembro do ano passado para proibir a exportação de animais vivos já passou de 330 mil assinaturas.

A petição é feita em conjunto com a Mercy For Animals, entidade que se dedica a combater a crueldade contra animais explorados para abate. O abaixo-assinado pressiona o Senado Federal a aprovar o Projeto de Lei 375/2018, que proíbe a exportação de animais vivos.

“Uma vez que chegam aos portos, animais feridos e doentes são muitas vezes pendurados e içados pelas próprias pernas, experimentando medo e sofrimentos extremos”, narra Luisa Mell no vídeo que documenta a investigação.

O país é o terceiro maior exportador de animais vivos no mundo e alcançou no ano passado um recorde no volume de cabeças de bois enviadas a outros países: 810 mil — quantidade 102,2% superior à de 2017.

Segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), da Scot Consultoria e de um relatório da Mercy For Animals, o Brasil só fica atrás do México e do bloco econômico formado pela União Europeia e passa para a segunda posição se considerada apenas a exportação por vias marítimas, ficando atrás da Austrália


Leia mais sobre: / / Brasil