Durante o primeiro debate no interior do estado realizado pela TV Sucesso de Rio Verde, a candidata a governadora pelo PT, Kátia Maria falou como irá implantar uma gestão integrada para garantir desenvolvimento econômico articulado com desenvolvimento social e sustentabilidade social. Ela explicou os programas Saúde no Prato, Mulheres Vivas, Educação Integral, Selo Empresa Justa e Cartão Saúde. Kátia explicou que primeiro é preciso “organizar a casa e colocar as finanças em dia para implantar projetos, garantir qualidade de vida e emprego e renda para a população”. E reforçou que os demais candidatos do DEM, MDB e PSDB aprovaram e apoiaram a PEC do Teto que congelou por mais de 20 anos os investimentos em áreas prioritárias para tirar o país da crise e garantir vida digna para a população e que somente com o Fernando Haddad e Manuela na presidência e ela no governo do estado será possível reverter este quadro. Antes do início do debate, Kátia Maria visitou a Sudoexpo.
Saúde
No segundo bloco, ao ser questionada sobre como acabar com as constantes filas no sistema de saúde em Goiás, Kátia Maria explicou que irá reverter este quadro com um governo integrado, participativo e descentralizado. “Sei como fazer mais, gastando menos e oferecendo um serviço de qualidade e melhor porque é este o papel do gestor público”, disse. E explicou que vai descentralizar o atendimento na área da saúde construindo e terminando a construção de hospitais regionais mas articulados com centros de especialidades médicas para garantir que as pessoas possam fazer consultas, exames e receber atendimento de emergência e urgência na região onde reside e não tenham que se deslocar por quilômetros para conseguir atendimento, como ocorre hoje em dia.
“Se for procedimento simples a pessoa será atendido no centro de especialidade e sendo um caso de cirurgia será atendido em um hospital na região, garantindo que as pessoas sejam atendidas com dignidade, fortalecendo o SUS, valorizando os servidores”, explicou.
Mulheres Viva
Na tréplica sobre uma pergunta sobre feminicídio, Kátia disse vai fazer o programa Mulheres Vivas. “Teremos uma rede articulada com centro de referência, casas abrigo e delegacias para atender e combater o feminicídio e a violência doméstica em Goiás”, disse. E complementou: “Vamos criar também o programa Mulheres Empreendedoras, com linhas de crédito, capacitação e assistência técnica para que você mulher possa se estabelecer no mercado, com empresas justas para que você possa receber salário justo e também construir 653 creches para dar tranquilidade de trabalhar sabendo que seu filho estar sendo bem cuidado”.
Justiça Tributária
No terceiro bloco ao ser questionada pelo presidente da Acirv sobre investimentos para a cidade que está entre as maiores em contribuição de ICMS mas que recebe poucos investimentos, Kátia Maria explicou que na gestão integrada que irá implantar será possível garantir mais justiça tributária e promover o desenvolvimento econômico articulado com desenvolvimento social e sustentabilidade ambiental.
Olhar cuidadoso para o Social
No quesito social, Kátia Maria lembrou, ao ser questionada sobre o que irá fazer nesta área, que o presidente Lula criou mais de 20 milhões de empregos em seus governos e isto garantiu dignidade para a população mais carente e é isso que pretende g=fazer por Goiás. “Vou priorizar quem mais precisa e como fez o presidente Lula, vou gerar emprego e renda, porque esta a forma mais digna de promover o desenvolvimento social e ajudar as pessoas a avançar socialmente”, defendeu. E enfatizou que os programas sociais que são bons serão mantidos mas os que exigirem mudanças, assim será feito.
“Teremos o Cartão Saúde No Prato para garantir que as pessoas tenham comida de verdade na mesa, ampliar a bolsa universitária para atender mais jovens e vou garantir a bolsa permanência na UEG, fazendo com que o jovem possa, na hora que terminar os estudos, permanecer na universidade”, anunciou. A petista disse ainda que vai garantir oportunidade para os jovens conseguirem o primeiro emprego. “Vamos trabalhar para os que mais precisam e que sabem que o PT sabe fazer muito bem”, enfatizou.
Leia mais sobre: Política