10 de janeiro de 2025
Especial

A Páscoa e o chocolate

Foto: Geovanna Cristina
Foto: Geovanna Cristina

O cacau é um fruto rico em antioxidantes com propriedades flavonoides – compostos químicos que combatem os radicais livres e limpam o organismo – que auxiliam na manutenção da saúde do coração e prevenção de doenças cardiovasculares. O cacau é a base do chocolate, mas não é o único ingrediente.  O seu consumo moderado promove o aumento da produção de serotonina, contribuindo para a sensação de bem-estar. Quanto maior a concentração de cacau no chocolate, mais benefícios para a saúde.

O consumo de chocolate amargo é o mais aconselhável por ser menos calórico, e seu efeito cardioprotetor e anti-inflamatório melhora a elasticidade dos vasos sanguíneos e reduz a pressão arterial.  Isso por conter propriedades flavonoides é um potente vasodilatador das artérias cerebrais, melhora a cognição e diminui a chance de mal de Alzheimer e outras doenças degenerativas. O baixo teor de cacau torna o chocolate rico em gordura e açúcar, substâncias que consumidas em grande quantidade podem provocar riscos ao coração.

Por isso, nesta Páscoa, opte por ingerir chocolates com teor de cacau acima de 60%. Em caso de ovos de Páscoa artesanais, prefira os confeccionados com cacau in natura. Desta maneira você aproveita a festividade sem agredir sua saúde.

Feliz Páscoa!

*Frederico Nacruth é médico cardiologista. Atua em Goiânia no Hospital Encore, Instituto do Aparelho Digestivo (IAD) e Clínica Nutrê. Especializado nas áreas de diagnóstico e clínica com a chancela dos principais centros cardiológicos da América Latina: Grupo Fleury, Hospital do Coração (HCor), Hospital Santa Catarina, Hospital Israelita Albert Einstein, Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência, Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia – todos cursados em São Paulo -, tem como foco prestar um atendimento personalizado e humanizado em todas as etapas, desde a prevenção à intervenção de emergência.


Leia mais sobre: Especial