07 de agosto de 2024
Novidades • atualizado em 22/12/2023 às 17:26

A partir de 2024, calendário básico de vacinação terá modificações; entenda

No ano que vem, a vacina contra Covid-19 será disponibilizada pelo SUS apenas para grupos prioritários, e demais grupos terão até o dia 31 de dezembro para regularizar as doses de reforço
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A partir da virada do ano, a mudança no Calendário Básico de Vacinação, anunciada pelo Ministério da Sáude em outubro deste ano, entrará em vigor. Em 2024, a vacina contra Covid-19 passará a ser disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) apenas para grupos prioritários. Além disso, o imunizante entrará na lista do Calendário Nacional de Vacinação Infantil.

A gerente de Imunizações da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Joice Dorneles, explicou como funcionará o esquema vacinal a partir do próximo ano. “A partir de 2024, o Ministério incluirá a vacina no Calendário Básico de Vacinação, ou seja, para aquelas crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Também serão contempladas as pessoas que têm o maior risco de adoecimento, hospitalização e óbito, que são grupos vulneráveis, como idosos, imunossuprimidos, gestantes e puérperas”, elucida.

Com efeito, a vacina contra Covid-19 estará disponível para a população geral até o próximo dia 31 de dezembro, para que seja completado o esquema vacinal com as doses de reforço. Além da vacina bivalente, foram distribuídas 40 mil doses do imunizante monovalente entre as salas de imunização.

A gerente reforçou a necessidade da população de aproveitar o último prazo, que findará na semana que vem. Aquelas pessoas que ainda não se vacinaram por algum motivo, não completaram o esquema até o final de 2023 ainda podem procurar as unidades de saúde. Já foram disponibilizadas essas doses para as salas de vacinação”, destacou Joice Dorneles.

A vacinação contra a Covid-19 é ofertada a toda população pelo SUS. Maiores de 18 anos que já tomaram ao menos duas doses da vacina devem receber uma dose de reforço da bivalente. E ainda aqueles que não completaram o ciclo vacinal podem atualizar a caderneta nas unidades de saúde. Atualmente, a cobertura vacinal para a imunizante bivalente em Goiás está em 12%.


Leia mais sobre: / / Notícias do Estado

Comentários