Já em fase de implantação, o projeto Cidade Inteligente vai revolucionar os serviços públicos de Aparecida de Goiânia. A empresa chinesa Huawei, uma das mais conhecidas no mundo na área de tecnologia, foi a contratada para a realização dos serviços para a prefeitura, que busca o desenvolvimento da cidade através de mecanismos que facilitem o acesso de dados, controle de gastos e o combate à violência do município através de serviços inteligentes.
O projeto marca o surgimento de um novo modelo de governança, denominado “governança digital”. Para o prefeito Gustavo Mendanha, o poder público que não investir em tecnologia ficará ultrapassado e, por isso, a prefeitura está dando um passo importante para que a cidade se torne mais atrativa, possibilitando novas oportunidades de empregos e, principalmente, para que a vida do cidadão aparecidense seja facilitada.
Em fase inicial, a Huawei já trabalha na instalação de cerca de 600km de fibra óptica e na implantação de videomonitoramento no município, o que facilita, principalmente, no reconhecimento facial, possibilitando a retirada dos cidadãos que cometem delitos do centro da cidade.
Segundo o prefeito, todos estes estão cadastrados no banco de dados da prefeitura e, caso sejam reconhecidos por um dos 1500 pontos espalhados pela cidade, as autoridades serão comunicadas para estarem fazendo a retirada dessas pessoas.
Com inteligência e tecnologia, o projeto trará também resultados eficazes no setor público e social, possibilitando melhorias nas áreas da saúde, educação, segurança e meio ambiente.
O prefeito Gustavo Mendanha afirma que até o final do ano devem ser entregues todo o fibramento óptico e a instalação das câmeras. Passo esse, que será primordial para começar a trabalhar projetos e aplicativos dentro das secretarias, tendo como base o projeto Cidade Inteligente.
Leia mais sobre: Gustavo Mendanha / Aparecida de Goiânia