20 de agosto de 2024
Cidades

“A educação é o melhor instrumento democratizador com o poder de reduzir a diferença social”, diz Marconi ao entregar a Comenda Professor Nion Albernaz

O governador Marconi Perillo e a titular da Seduce, Raquel Teixeira, entregaram a Comenda Professor Nion Albernaz a ex-governadores de Goiás e também a todos os diretores e um aluno destaque de cada uma das 1.150 unidades de ensino da Rede Pública Estadual, na tarde desta quarta-feira (7/3), no Ginásio Goiânia Arena. Os alunos homenageados foram escolhidos pelo desempenho acadêmico. Marconi e o vice Zé Eliton também receberam a comenda.

 O Goiânia Arena foi palco de uma das maiores festas já promovidas pela Secretaria da Educação, Cultura e Esporte (Seduce) na história de Goiás. “A educação é o melhor instrumento democratizador com o poder de reduzir a diferença social entre pobres e ricos”, disse o governador Marconi. A cerimônia contou com a apresentação de 21 bandas das escolas estaduais.

A honraria foi criada para homenagear aqueles que amam ensinar e trabalham pelo fortalecimento da educação no País. “O Professor Nion foi um grande gestor público. Foi um político sério, ético, equilibrado e comprometido com a cidade, em especial com as áreas social e educacional”, lembrou a secretária Raquel Teixeira ao explicar o motivo da escolha do nome do ex-prefeito Nion Albernaz para a honraria, “que muito fez pela educação em Goiás”.

“Que essa comenda seja um estímulo para que esses garotos e garotas possam lutar com toda a força por uma vida melhor”, declarou o ex-vereador por Goiânia Thiago Albernaz (PSDB), neto do ex-prefeito Nion Albernaz.

Para o vice-governador, a entrega da comenda aos professores, alunos e diretores, “foi um presente para ele (Marconi Perillo), de poder homenagear pessoas que estão transformando Goiás num lugar melhor para se viver, num Estado próspero”.

Raquel agradeceu aos diretores e professores que investiram seu tempo “em formação, comprometidos, e sempre preocupados com as inovações tecnológicas que precisam ser adequadas ao ensino em sala de aula”.

 Aluna homenageada – Dalva Caetano, de 54 anos, voltou à escola (Educação de Jovens e Adultos – EJA) depois de 38 anos, quando concluiu a antiga 4ª série. “Não foi fácil, foi um desafio pra mim, mas graças a Deus, aos meus seis filhos e à minha pastora, que me incentivaram, eu consegui voltar à escola, e como resultado, fui homenageada porque eu tive a média mais alta da escola”, testemunhou Dalva Caetano.

 A homenageada não pretende parar: “Eu fui tão bem recebida no Centro de Educação de Jovens e Adultos que floresceu em mim o desejo de continuar estudar de fazer Gastronomia, que é minha paixão”, contou Dalva.

 Foram homenageados os ex-governadores Irapuan Costa Júnior, Maguito Vilela, Leonino Caiado e  Helenês Cândido, presentes. Jalles Fontoura, presidente da Saneago, no ato representando seu pai, o ex-governador Otávio Laje, e representados por familiares e amigos, Onofre Quinan, Mauro Borges, Alcides Rodrigues, Naphtali Alves, Henrique Santillo e Íris Rezende. O reitor da PUC-Goias, Wolmir Amado, também foi homenageado.

 Participaram do evento Geralda Albernaz (esposa do ex-governador Mauro Borges); o secretário de Articulação Política, Sérgio Cardoso, os deputados estaduais Virmondes Cruvinel (PPS), Diego Sorgatto (PSB) e Karlos Cabral (PDT), vereadores e familiares dos homenageados.

 Parabéns – A secretária Raquel Teixeira preparou uma surpresa para o governador Marconi, que faz aniversário nesta quarta-feira (7/3), ao som de um “parabéns pra você” entoado por integrantes de 21 bandas musicais.

Sem saber da homenagem, o governador foi surpreendido por um contingente de 150 alunos que entraram no Goiânia Arena por uma das portas principais, uniformizados, com balões brancos e luzes apagadas, o que provocou um efeito especial. Emocionado, Marconi recebeu das mãos dos alunos um imenso bolo de aniversário. “O governador Marconi Perillo merece todas as honras pelo que fez por Goiás e, em especial, pela revolução na Rede Pública de Ensino”, frisou Raquel Teixeira.

Thiago Albernaz lembrou que “Marconi Perillo sempre ouviu meu avô, e colocou em prática sonhos que ele acalentou ao longo de sua vida como professor e homem público. Felizmente, pelas mãos do governador, os sonhos dele se tornaram realidade no Estado de Goiás”.


Leia mais sobre: Cidades

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários