10 de agosto de 2024
Política • atualizado em 13/02/2020 às 00:13

“A administração do PMDB acredita que investimento é só cimento”, critica Adriana Accorsi

Candidata respondeu questionamentos de Altair Tavares e de ouvintes durante o Jornal Realidade na Vinha FM (Foto: Reprodução Facebook)
Candidata respondeu questionamentos de Altair Tavares e de ouvintes durante o Jornal Realidade na Vinha FM (Foto: Reprodução Facebook)

A candidata a prefeita de Goiânia, Adriana Accorsi (PT) prometeu criar programa social semelhante ao Cidadão 2000. Em entrevista ao Diário de Goiás e Vinha FM, ela criticou o ex-prefeito e candidato nestas eleições, Iris Rezende (PMDB) por ter extinguido a política voltada para atendimento a adolescentes em situação vulnerável. Para a petista, Iris não valoriza políticas sociais.

Área Social

Durante a entrevista a candidata destacou propostas que pretende fazer na área social, sempre fazendo referência ao Cidadão 2000. Ela lamentou o fim do programa e criticou o adversário nesta campanha, Iris Rezende.

“Não há grandes custos, basta vontade política e amor pela juventude que está sendo aliciada pelo crime. Goiânia não tem este trabalho, existiu, várias administrações o continuaram e promoveram este trabalho, mas foram fechados na administração do PMDB que não valoriza este tipo de problema, acredita que o investimento é só em cimento”, afirmou.

A prefeitável lembrou que o Cidadão 2000 foi criado em 1993 na gestão do pai dela, Darci Accorsi. Ela argumentou que a iniciativa foi mantida, independente do partido que esteve à frente da Prefeitura de Goiânia, mas Iris enquanto administrou a cidade, encerrou o programa. Para a candidata, foram grandes os impactos negativos com o fim da política.

Adriana Accorsi ainda destacou que se eleita pretende criar o “Cidadão do Amanhã” com basicamente os mesmos moldes do Cidadão 2000. Ela também argumentou que em Anápolis existe programa voltado para jovens, em que recebem capacitação profissional para ter oportunidade no primeiro emprego.

“O programa vai se chamar Cidadão do Amanhã, não é cadeia, arma e bala, cuidar das nossas pessoas”, disse.

Adriana Accorsi ainda disse que desde o fechamento do Cidadão 2000, a área de Assistência Social no Município de Goiânia não conseguiu se recuperar. Ela argumentou que a violência aumentou e que mesmo hoje os Centros de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) façam ações importantes, são insuficientes por não ter um programa específico para a juventude.

“O impacto do fechamento do Cidadão 2000 para a violência em Goiânia foi muito grande. Os adolescentes vulneráveis eram os primeiros a serem acolhidos. De lá pra cá, a Assistência Social não conseguiu se articular. É um reflexo que vem anos depois, uma cidade violenta. Além de capacitação do primeiro emprego, fazia palestras, participava de atividades culturais e esportivas, hoje temos os CREAS que fazem este trabalho, mas que são insuficientes, porque não há um programa específico”, afirmou.

{source}
<iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FDiariodeGoias%2Fvideos%2F1104461966313758%2F&show_text=0&width=560″ width=”560″ height=”315″ style=”border:none;overflow:hidden” scrolling=”no” frameborder=”0″ allowTransparency=”true” allowFullScreen=”true”></iframe>
{/source}

Escolinhas Esportivas

Outra propostas apresentada pela candidata foi a criação de Escolinhas Esportivas pela cidade. Ela afirmou que já existiam pela cidade, mas que também foram extintas na gestão do ex-prefeito, Iris Rezende.

Ela argumentou que a inclusão de crianças e adolescentes em programas esportivos pode auxiliar na Educação e evitar que tenham contato com o mundo do crime. Ela espera contar com a ajuda de igrejas, entidades da sociedade civil organizada. A candidata afirmou que o Município já tem os professores que podem atuar nesta iniciativa.

“Vamos reabrir as escolinhas esportivas. Estou fazendo este compromisso com a população de Goiânia. Escolinhas que existiam na administração de Goiânia que foram abertas na época do meu pai, Darci Accorsi passaram por outras administrações, não só do Partido dos Trabalhadores, mas que infelizmente na administração do ex-prefeito Iris Rezende, foram fechadas”, argumentou.

A prefeitável ressaltou ainda a utilização das 40 quadras poliesportivas construídas na gestão de Paulo Garcia.

PT x Igrejas

Adriana Accorsi ainda foi perguntada por ouvintes da Vinha FM sobre a relação do PT com igrejas, se o partido não gosta de igrejas. A candidata argumentou que não e disse que o vice dela, Deivison Costa (PT do B) é pastor de uma igreja evangélica.

A prefeitável lembrou do trabalho realizado pelas igrejas na prevenção e no tratamento às drogas. Ela disse que em muitos casos, os segmentos religiosos são fundamentais para a recuperação das pessoas.

Ideologia de gênero

A candidata também foi questionada sobre este assunto pelos ouvintes. Ela disse que pretende ouvir e acolher os diferentes pensamentos e tratar com democracia.

“Nossa intenção é tratar o tema com muita democracia. Ouvir e acolher todos os pensamentos. O meu vice, pastor Deivison, assim como eu, temos compromissos com as igrejas. Eu acredito numa cidade que busca o tratamento igualitário para todos e todas”, argumentou.

Ações de campanha

Quanto à reta final de campanha, Adriana Accorsi destacou que tem intensificado caminhadas e apresentação de propostas junto ao eleitor. Ela afirmou ainda que outro foco tem sido a realização de reuniões nos bairros, sem descartar a importância do horário eleitoral no Rádio e na TV.

“Nós estamos nas últimas semanas da campanha, uma campanha muito rápida. Faz com que tudo seja mais compacto. O foco da minha campanha é o contato direto com as pessoas, olho no olho, pegando na mão, levando minhas propostas”, disse.

Adriana Accorsi afirmou que o eleitor está exigente, que não quer saber apenas se o candidato vai resolver determinado problema, mas como pretende resolvê-lo. “O eleitor não quer ouvir conversas gerais, ele quer saber como você vai resolver, propostas práticas, exequíveis e que sejam possíveis”, destacou.

Paulo Garcia

Questionada sobre a participação do prefeito Paulo Garcia na campanha, a candidata disse que em momento oportuno o gestor estará presente. Ela ressaltou que há feitos importantes na atual administração e que ficarão para a história da cidade.

“Prefeito Paulo Garcia realizou muitas ações que ficarão na história da cidade e que muitas vezes não são conhecidos. O prefeito Paulo Garcia irá aparecer no nosso programa no momento certo”, disse.

Próxima agenda

Nesta quinta-feira (15), está prevista entrevista com o candidato a prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), durante o Jornal Realidade pela Vinha FM. O Diário de Goiás transmite ao vivo em vídeo pelo Facebook do Diário de Goiás.

Leia mais sobre as eleições em Goiânia

Em colóquio, candidatos à Prefeitura apresentam propostas a alunos do Colégio Agostiniano

Confira a agenda dos candidatos à Prefeitura de Goiânia desta quarta, 14


Leia mais sobre: Política

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários