A vantagem do governador Marconi Perillo (PSDB), candidato à reeleição, para seu principal adversário, Iris Rezende (PMDB), permanece estável a 15 dias do primeiro turno das eleições, de quase 16 pontos. Essa é a distância apurada pelo Instituto Grupom, em pesquisa contratada pelo Diário de Goiás, Rádio 730 e Jornal Tribuna do Planalto. A diferença é a mesma já mostrada pelo Grupom em rodada anterior.
No cenário estimulado – quando são apresentadas as opções ao entrevistado – Marconi Perillo tem 41,1% das intenções de voto, 16 a frente de Iris Rezende, que aparece com 25,2%. Vanderlan Cardoso tem 10,1%. Antônio Gomide tem 6%. Os demais candidatos não alcançaram um ponto percentual.
|
No entanto, o que chama a atenção é que, em relação aos votos válidos (excetuando brancos, nulos e indecisos na pesquisa), Perillo tem 49,1% da preferência, o que significa que, considerando a margem de erro, há chance de que ele vença a disputa no primeiro turno. Para isso, é preciso alcançar 50% dos votos válidos mais um.
Iris Rezende tem 30,1% dos votos válidos, Vanderlan 12% e Antônio Gomide 7,2%. Marta Jane tem 1% dos votos válidos e os demais candidatos não chegaram a um ponto percentual.
No levantamento anterior do Instituto, divulgado no dia 12 de setembro pelo Jornal Diário da Manhã, Marconi tinha 41,5% das intenções de votos, contra 24,8% do ex-prefeito de Goiânia – ambos oscilaram levemente para baixo. Vanderlan, que registrava 11,3%, também oscilou para baixo.
LEIA MAIS:
- Análise da pesquisa Grupom: Uma confirmação e uma surpresa
- Marconi lidera em todas as regiões do Estado, inclusive no centro goiano
- Marconi tem frente em todas as cidades menores e empata com Iris em municípios com mais de 200 mil eleitores
- Grupom: Marconi tem aprovação de 57,4%
- Marina cai cinco pontos e há empate técnico com Dilma em Goiás
Rejeição
O Instituto Grupom mostra que a rejeição a Iris Rezende já é maior que a do governador Marconi Perillo – o tucano foi o mais rejeitado nos últimos levantamentos. Agora, Iris tem rejeição de 31% dos eleitores, Marconi de 28%. Marta Jane é rejeitada por 20,9%, Antônio Gomide por 20,1%. Os menos rejeitados são Alexandre Magalhães (19,1%), professor Weslei (18,7%) e Vanderlan Cardoso (15,9%).
A rodada anterior já mostrava rejeição parecida entre os dois líderes. O tucano aparecia com 29,3% de rejeição e o peemedebista por 29%.
|
Simulações de segundo turno
O Grupom também fez simulações na disputa de segundo turno entre os quatro candidatos mais bem posicionados. Em uma eventual disputa entre Marconi e Iris, o peessedebista tem 49,3% contra 33,5% do peemedebista.
Marconi também venceria Vanderlan Cardoso, com 52,7% das intenções de voto contra 26,7%.
Contra Antônio Gomide (PT), Marconi teria frente de 54,5% contra 22,1%.
|
|
|
O Grupom ouviu 1011 eleitores em todo o Estado de Goiás entre os dias 15 e 18 de setembro e a pesquisa está registrada com o protocolo GO-00126/2014. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
A tendência
A pesquisa Grupom coletou a opinião dos eleitores goianos desde o início do ano, seguindo a mesma metodologia. Os dados mostram como tem evoluído a campanha e a posição de cada candidato a governador de Goiás.
VEJA:
Leia mais sobre: Política