Policiais do 9º Batalhão da Polícia Militar são responsáveis por fazer a segurança em 91 bairros da região norte da capital, além de áreas rurais na divisa entre Goiânia e municípios vizinhos, por exemplo, Santo Antônio de Goiás. Já fazem nove dias em que não são registrados homicídios nesta área e em mais de 50 horas não foram contabilizados roubos ou furtos de veículos.
De acordo com o comandante do 9º Batalhão, tenente coronel, Jorge Luiz Marreiros, uma série de fatores contribuiu para a redução dos índices de criminalidade na região. Ele destacou que foram intensificadas abordagens e bloqueios estratégicos.
Segundo o oficial, nos últimos dias os policiais realizaram ações voltadas para o combate de desmanche de veículos, apreensão de armas e drogas. “Fizemos um trabalho de inteligência, abordagens em distribuidoras de bebidas, bocas de fumo, apreensões de drogas e armas”, destacou Marreiros.
A aproximação com o cidadão é outro ponto colocado pelo oficial. Na região há 12 Conselhos em que são realizadas reuniões mensais. Os cuidados tomados pela população e a boa relação com os policiais que atuam, também resultaram na queda da criminalidade.
A PM realizou durante o período a operação “Praça Mais Segura”. A proposta foi de aumentar o número de rondas e abordagens nestes locais, para isto foi adquirido um micro-ônibus para o 9ª BPM com câmeras fixas e uma haste telescópica, que é capaz de captar imagens em 360º com alcance de 300 metros.No veículo, também há uma central de monitoramento, que recebe a transmissão digital das imagens por meio de ondas de rádio.
O trabalho foi realizado em conjunto com policiais do serviço de inteligência, focando desta forma no tráfico e uso de drogas nas praças dos setores que fazem parte do 9ª BPM.
Homicídios
A última morte violenta registrada na região foi na tarde do sábado, dia 13 de agosto. Na ocasião, um homem foi morto a tiros na Avenida Goiás esquina com a Rua Tamoios, no Setor Urias Magalhães. Segundo a Polícia Militar, a motivação do crime envolve a venda de um carro que não seria da vítima. O suspeito teria se vingado. O caso está sendo investigado pelas autoridades policiais.
De acordo com o tenente Coronel Marreiros, nos meses de julho, agosto e setembro de 2015 foram registrados na região 17 homicídios. Em 2016, do início de julho até 22 de agosto foram duas mortes violentas, uma redução de quase 90%.
Dados
Nos últimos nove dias, 40 pessoas foram levadas foram presas e levadas a Central de Flagrantes, 1,2 mil pessoas foram abordadas, quatro armas de fogo foram apreendidas, nove Bocas de Fumo foram fechadas.
Entre as ações, um casal de traficantes de drogas foi preso pela PMGO e um foragido da justiça por crime de homicídio foi preso no Setor Orlando de Morais.
Leia mais sobre: Cidades