23 de dezembro de 2024
Eleições 2022

55,2% dos brasileiros acreditam na urna eletrônica

As urnas eletrônicas, usadas no processo eleitoral há 26 anos, tem passado sobre constantes ataques provocadas presidente da República, Jair Bolsonaro (PL)
TSE garante integridade das urnas eletrônicas (Foto: Divulgação)
TSE garante integridade das urnas eletrônicas (Foto: Divulgação)

Pesquisa AtlasIntel divulgada nesta terça-feira (20/09) revela que 55,2% do eleitorado brasileiro confia plenamente na urna eletrônica. 33,1% apresentam alguma dúvida e não confiam no equipamento utilizado desde 1996 na apuração das eleições. 11,7% não souberam responder. 

A urna eletrônica, usada no processo eleitoral há 26 anos, tem passado sobre constantes ataques provocadas presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores que tem questionado o processo, apontando possíveis fraudes em pleitos anteriores, sem no entanto, apresentar provas.

LEIA TAMBÉM: Maior associação de membros do MP brasileiro sai em defesa da urna eletrônica

Entre os eleitores de Jair Bolsonaro (PL) está o maior percentual de eleitores que temem o equipamento. Apenas 17,5% dos apoiadores do capitão da reserva confiam no sistema que apura o pleito. 68% não confiam nas urnas eletrônicas enquanto 14,4% não souberam responder.

Já 80,6% dos eleitores do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), confiam plenamente na urna eletrônica enquanto apenas 10,4% temem a ultilização do equipamento. 9% não souberam responder. 

NÃO DEIXE DE LER: Ataque de Bolsonaro às urnas eletrônicas é rebatido por agente da ABIN

O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT) também tem um alto número dos eleitores que confiam na urna eletrônica: 78,4% dos seus apoiadores confiam plenamente no equipamento. 11,4% disseram não confiar e 10,2% não souberam responder as questões.

Percentuais parecidos com os eleitores da senadora Simone Tebet (MDB): 75,7% confiam plenamente e apenas 9,2% não confiam na urna eletrônica. 15,2% não souberam responder.


Leia mais sobre: Eleições 2022 / Política