19 de novembro de 2024
Cidades

54 municípios goianas receberão cursos do Pronatec

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento (SED), formaliza nesta sexta-feira, um acordo com o governo federal para oferta de mais 3.413 vagas em cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Serão oferecidos 54 cursos, distribuídos em 43 municípios, que atenderão os setores produtivos diversificados no Estado de Goiás e os Arranjos Produtivos Locais, como os APLs de Confecção e Apicultura.

As matrículas ainda podem ser realizadas até o dia 18 deste mês. O início das atividades também está previsto para a segunda quinzena de novembro.

No evento, o governo estadual e o Ministério de Indústria e Comércio Exterior (MDIC) assinarão acordo de cooperação técnica para formação e qualificação de mão de obra destinada ao setor produtivo em Goiás.

A parceria entre a União e o Estado tem duração prevista de três anos para oferta de cursos do Pronatec Setor Produtivo. O objetivo é garantir a qualificação e a formação profissional necessárias para atender às demandas mais urgentes e estratégicas dos setores produtivos nas localidades onde os grandes investimentos estão concentrados.

No Brasil, apenas quatro Estados conseguiram abrir neste ano vagas do Pronatec Setor Produtivo, oferecidas pelo Ministério de Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Além de Goiás, completam a lista os Estados do Pará, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A parceria é o reconhecimento do trabalho de mais de uma década do Governo de Goiás vem desenvolvendo ações e projetos junto ao setor produtivo organizado em Arranjos Produtivos Locais – APLs.


Leia mais sobre: Cidades