Balanço parcial da campanha de vacinação contra a Influenza divulgado pela Prefeitura de Goiânia nesta terça-feira (24) aponta que 54% da população pertencente ao grupo de risco já foi vacinado na capital. O número corresponde a 2180 mil pessoas imunizadas contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, a meta ainda é chegar ao número de 400 mil pessoas vacinadas. “Temos 54 unidades de saúde preparadas para atender o público prioritário”, destacou a secretária de Saúde, Fátima Mrué.
Nesta semana, a vacinação é direcionada a gestantes, purpúreas e crianças entre seis meses e cinco anos. Entre os dias 30 de abril e 11 de maio, o trabalho dos profissionais de saúde será direcionado para vacinação de profissionais da educação. O Dia D, de Mobilização Nacional, está programado para 12 de maio, mas ainda apenas para os grupos prioritários.
“A vacina é mais um mecanismo de proteção contra a gripe, que incluem ainda cuidados com a higiene, como lavar as mãos, cuidados ao tossir e utilização de lenços descartáveis e álcool em gel. Dessa forma, podemos nos proteger contra os diversos vírus respiratórios”, reforçou a superintendente de Vigilância em Saúde da SMS Goiânia, Flúvia Amorim.
Os grupos prioritários são compostos por idosos, profissionais da saúde, da educação e do sistema prisional, gestantes, purpúreas, crianças entre seis meses e cinco anos, população carcerária e indígena.
{nomultithumb}
Leia mais:
- Sem confirmação, menina grávida aos 11 anos com suspeita de H1N1 recebe alta
- Criança morre em Goiânia por suspeita de H1N1
- Mulher morre após tomar vacina contra H1N1
- Apreendidas vacinas contra H1N1 que seriam comercializadas em escolas particulares de Goiânia
Leia mais sobre: Cidades