A cidade de Goiânia terá 500 novas câmeras instaladas durante o ano de 2020. Segundo a Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), 55 já estão em funcionamento na primeira etapa. As restantes serão implantadas até o fim do ano.
A instalação das câmeras faz parte de uma série de investimentos por parte das empresas de telefonia na capital, visando à expansão da rede de telecomunicações. A comunicação dos equipamentos com a central de monitoramento é feita por fibra. As 55 câmeras em funcionamento foram instaladas, primordialmente, na região central. A recém-revitalizada Rua do Lazer também foi equipada.
De acordo com o secretário Henrique Alves, as câmeras têm tecnologia para auxiliar não somente na segurança pública, mas também na coleta de outros dados.
“São câmeras de última geração, que podem auxiliar no reconhecimento facial. Cada uma vem acompanhada com um sensor de internet, que você pode ler temperatura, poluição, índice de umidade”, explicou.
Apesar do investimento em video-monitoramento, Goiânia ainda é considerada uma capital com pouco investimento nesse tipo de tecnologia. Porém, a intenção da Seplanh é aumentar recursos e tentar novas parcerias.
“Goiânia está aquém. A ideia é transformar Goiânia numa cidade mais segura e inteligente. Temos esses 500 equipamentos e nada impede que a Prefeitura firme novas parcerias ou mesmo compre novos equipamentos”, disse Henrique Alves.
O prefeito Iris Rezende disse que, embora a instalação inicialmente contemple regiões centrais, a intenção é espalhar o video-monitoramento para toda capital.
“É o início de um projeto. Não demorará muito para que a Prefeitura esteja com esse projeto espalhado em todos os bairros de Goiânia. Isso vai facilitar muito para a população, sobretudo na área da segurança pública. Quem pratica crimes, vai contar até 10, pois ele está sendo registrado como autor de crime”, disse.
Leia mais sobre: câmeras / Goiânia / monitoramento / Cidades