24 de novembro de 2024
Destaque 2 • atualizado em 04/03/2020 às 05:40

364 bairros foram atendidos pela operação tapa-buracos

Serviço foi intensificado. (Foto: Divulgação)
Serviço foi intensificado. (Foto: Divulgação)

A operação tapa-buracos já atendeu 364 bairros em Goiânia, segundo estimativa da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra). Foram cobertos 51.163 buracos, conforme informou a pasta nesta segunda-feira (2).

Os dados também mostram que houve 8.555 m² de cortes de asfalto abertos para execução de serviços da Saneago. Nos serviços, foram consumidas 6.024 toneladas de massa asfáltica.

Para realizar os atendimentos, a Seinfra implantou o segundo turno de atendimento e também substituiu a empresa que fornece matéria-prima para a operação. “A entrega do produto começou a ficar muito irregular a partir de outubro do ano passado e chegamos a ficar mais de 15 dias sem recebimento, a partir de outubro. A solução foi romper o contrato de forma unilateral e contratar emergencialmente outra empresa”, explicou o secretário Dolzonan Mattos.

No final de janeiro próximo passado, por determinação do prefeito Iris Rezende, a Seinfra ampliou o número de equipes tapa-buracos. As 15 equipes, compostas de um caminhão e oito operários, responsáveis pela recuperação asfáltica na cidade, ganhou o reforço de mais oito equipes e a execução dos trabalhos foi estendida até às 22h, inclusive aos sábados e domingos.

Bairros mais afetados com o problema, com maior densidade populacional e trânsito mais intenso receberam os serviços com maior regularidade. Nos 56 dias de operação, sendo 15 em dois turnos, a operação tapa-buraco esteve no Jardim América 24 vezes, sendo 13 somente em fevereiro, e Jardim Guanabara 20 vezes, 14 em fevereiro. Outros bairros que receberam mais os serviços foram: Setor Bueno, com atendimento em 19 dias, sendo 12 em fevereiro, e o Setor Central, com 16 dias de serviço, 12 em fevereiro.

Reconstrução asfáltica

A Prefeitura aguarda para o início deste mês a homologação da concorrência pública que definiu as empresas que reconstruirão 630 km de asfalta no capital. Após expedição das ordens de serviço, as responsáveis terá 72 horas para iniciar os trabalhos.

O programa vai contemplar bairros de todas as regiões da cidade, abrangendo uma área de 7.436.519,17 m². Serão beneficiadas 218 ruas de 11 bairros da Região Sul; 142 de 33 bairros das Regiões Norte e Leste; 151 vias de 41 bairros das Regiões Oeste, Sudoeste e Noroeste; e 117 de 22 bairros da Região Central.


Leia mais sobre: Cidades / Destaque 2