No último sábado (7), mais de 900 mil alunos de escolas públicas e privadas de todo o país realizaram as provas da segunda etapa da 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A divulgação dos premiados será no dia 20 de dezembro.
Como novidade nesta edição teve um aumento no número de medalhas nacionais a serem distribuídas para os participantes. São 8.450, sendo 6,5 mil para alunos das escolas públicas e o restante para estudantes das escolas particulares. A Obmep vai distribuir também outras 20,5 mil medalhas regionais.
Segundo o coordenador-geral da Obmep e diretor-adjunto do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Cláudio Landim os alunos de escolas públicas que conquistarem medalhas nacionais são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A prova é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Ministério da Educação. “Os medalhistas recebem, no ano que vem, uma bolsa de iniciação científica no valor de R$ 300 mensais para participarem do programa de formação oferecido em todo o Brasil e que prepara esses alunos e os estimula para entrarem em universidades em áreas das ciências exatas”, afirma a Obmep.
O coordenador Landim, destaca ainda que as provas buscam despertar a capacidade de imaginação, criatividade e raciocínio para resolver os problemas.
Leia mais sobre: Avaliação / Ministério da Educação / Brasil / Educação