O serviço de transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana oferecerá 1.069 novas viagens para 257 linhas, na primeira fase de implantação do pacote melhorias definido pela Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos (CDTC) e Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC). A ampliação se inicia nesta quarta-feira, 14, com 737 viagens que estão beneficiando diretamente todos os bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia, além das demais cidades integrantes da rede metropolitana de transporte coletivo.
Segundo a diretora técnica da CMTC, Cristina Maria Afonso, ao total, a população goiana terá mais 2.069 viagens integradas à operação do transporte coletivo. O incremento será feito em etapas com conclusão prevista para 04 de junho deste ano.
Com a conclusão da primeira fase, 1.069 viagens passam a integrar a operação do transporte coletivo, o que representará a normalização do serviço conforme os padrões estabelecidos pela CMTC, totalizando cerca de 11.070 viagens diárias para Goiânia e os municípios da rede metropolitana.
Novas mil viagens
A partir de 28 de maio, a CDTC e a CMTC vai acompanhar o incremento de mais mil novas viagens ao sistema de transporte. A previsão é de que esta segunda etapa seja concluída até 4 de junho, quando será alcançada a marca de 2.069 viagens a mais no sistema.
A deliberação da CDTC elenca a qualidade do transporte coletivo como prioridade e, por isso, o incremento do serviço vai acompanhar a demanda. Segundo o documento, outras mil novas viagens devem ser inseridas no sistema a partir de 2015.
Cristina Maria Afonso diz que, além das viagens, a retomada da organização das filas e atendimentos aos usuários no terminal são outras determinações da CDTC e CMTC para o avanço da qualidade do transporte. Cerca de 100 atendentes de terminal estão sendo contratados pelo Consórcio RMTC e o serviço volte a ser oferecido até o dia 31 de maio.
“De olho no busão”
Uma maior participação da população no processo de implantação de melhorias no transporte coletivo é um dos objetivos da CDTC e CMTC, que lançam o programa de Olho no Busão, que oferecerá informações sobre os horários das linhas de cada terminal e os contatos para denúncias sobre a operação. Os horários de operação das linhas serão divulgadas por panfletos e também via internet, nos sites institucionais.
Os dois convocam os usuários a enviarem dados sobre problemas no transporte coletivo para a Ouvidoria da CMTC/CDTC pelos telefones 0800 646 1851 e 3524-1851.
Toda a implementação do pacote de melhorias está sendo determinada, orientada e fiscalizada pelas equipes técnicas da CDTC e CMTC. Dados sobre as linhas e horários atualizados de circulação dos ônibus também devem estar disponíveis à população nos terminais, na internet e nos aplicativos para celulares e tablets.
Tecnologias
Novas tecnologias para o atendimento também serão oferecidas ao usuário do transporte coletivo, por aplicativos online que vão permitir a busca de itens perdidos durante as viagens e acompanhamento do trânsito e da operação em tempo real. Os serviços estão em fase final de estudo e devem ser divulgados até o final de maio.
As reuniões técnicas para a implantação do link da Central de Controle Operacional (CCO), em tempo real, para a Secretaria de Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (SICAM) e Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) estão sendo realizadas por equipes da área de planejamento e informática dos dois órgãos e também das Secretarias de Gestão e Planejamento do Estado de Goiás (Segplan) e Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec). A etapa de visitas técnicas à CCO, no Consórcio RMTC, está em andamento e segue até o dia 19 de maio.
Leia mais sobre: Cidades