SE DEPENDER DAS OBRAS QUE ESTÃO PROGRAMADAS PARA INAUGURAÇÃO NO DIA 24 DE OUTUBRO, TANTO PELA PREFEITURA DE GOIÂNIA, QUANTO PELO GOVERNO DO ESTADO, O TRANSITO DA CAPITAL VAI MUDAR SIGNIFICATIVAMENTE. SÃO GRANDES OBRAS E EXISTE UMA CORRIDA PARA QUE TUDO FIQUE PRONTO EM POUCO MAIS DE 45 DIAS.
Governo evita choque com Paço
Proximidade da sucessão faz com que Estado e prefeitura projetem inaugurações de olho em 2014. Porém, governo não quer agenda na mesma data para evitar associação com gestão municipal
Marcelo Tavares – Repórter de Política Tribuna do Planalto
O aniversário de Goiânia provoca grande disputa por quem mais conquista prestígio junto à população na capital. À priori, governo estadual e prefeitura de Goiânia minimizam duelar por holofotes, mas o Paço luta para conseguir deixar prontas o máximo de obras até 24 de outubro e o Executivo estadual argumenta que não na data do aniversário, mas no ano em que a Capital completa 80 anos, a cidade recebe o maior volume de obras que um governo já realizou. Estado quer evitar confronto de agenda com prefeitura na data, mas com as obras, o governador Marconi Perillo (PSDB) e o prefeito Paulo Garcia (PT) antecipam embate entre modelos de gestão que ocorrerá entre a base aliada e a oposição na eleição estadual.
A data emblemática dos 80 anos de Goiânia pode ser usada para que os dois chefes do Executivo utilizem a ocasião como plataforma para deslancharem suas gestões. Paulo Garcia enfrenta na Capital problemas em várias áreas, como transporte coletivo, que o impedem, até aqui, de alavancar sua gestão. Já o governador Marconi Perillo, em seu penúltimo ano de governo, também tenta recuperar sua imagem depois de vários desgastes enfrentados nos dois primeiros anos de governo. A imagem do tucano é mais frágil justamente na Capital.
Por enquanto as ações para mostrar trabalho que irão ocorrer no dia 24 de outubro são discretas. Na prefeitura, as autoridades ouvidas pela reportagem da Tribuna minimizam qualquer possibilidade de briga por holofotes. Mas a prefeitura corre contra o tempo para entregar três importantes obras. O secretário Municipal de Obras e Serviços (Semob), Luciano de Castro, confirma a inauguração do túnel da Avenida Araguaia e da ciclovia na Avenida T-63. Quanto ao viaduto da Marginal Botafogo sobre a Avenida 88, no Setor Sul, ainda é dúvida. De acordo com o secretário, as obras no local podem ficar prontas até uma semana depois do aniversário de Goiânia.
Essas três obras são importantes para a Administração de Paulo Garcia porque são intervenções que vão fazer diferença no trânsito da Capital e foram prometidas há meses de que estariam prontas no aniversário. O túnel da Avenida Araguaia foi iniciado por uma construtora, mas a obra ficou parada por mais de um ano devido a suspensão dos recursos federais que seriam empregados na construção. Somente em fevereiro a obra foi retomada com o uso de recursos do município. “Nosso maior desafio é com relação ao túnel, mas estamos empenhados em terminá-lo até o aniversário”, explica Luciano de Castro.
Evitando declarações de que pode haver uma disputa entre Estado e município, Luciano argumenta que não pode fazer avaliação política e sim técnica sobre as inaugurações. “Independente de quem é o gestor, obras para a Capital são bem-vindas. Goiânia precisa dessas e de mais intervenções”, avalia o secretário. Castro não fala sobre a disputa por prestígio, mas defende que as obras por terem grande impacto na cidade merecem algum evento na entrega. “Como cidadão, gostaria que houvesse alguma festividade, mas isso não é mérito meu decidir”, ressalta o secretário. Apesar de o secretário não confirmar, as obras que ficarem prontas serão inauguradas dentro do calendário de comemorações do aniversário.
Se no Paço a fala dos auxiliares é contida, por parte do governo estadual não há papas na língua. O governador Marconi Perillo, em julho passado, chegou a comentar de fazer a inauguração de dois viadutos na saída de Goiânia, o da GO-060 (saída para Trindade) e GO-070 (saída para Inhumas) no aniversário, mas agora essa previsão é para novembro, já que as obras não ficarão prontas até o próximo dia 24 de outubro.
De acordo com o presidente da Agência Goiana de Transporte e Obras (Agetop), Jayme Rincón, o Estado já vem trabalhando muito por Goiânia. Segundo ele, este ano a capital recebeu um volume de obras da gestão estadual como nunca havia sido realizado por outro gestor, nem mesmo nos dois primeiro mandatos de Marconi Perillo. “Já inauguramos a rodovia dos romeiros, vamos inaugurar dois viadutos na saída de Goiânia e outro no Madre Germana, iniciamos a construção do Hospital da Região Noroeste, o Hugo 2, que será entregue em abril do ano que vem; e estamos trabalhando para entregar em novembro a terceira faixa da GO-020, entre o trevo da BR-153 e o autódromo, com ciclovia, paisagismo e nova iluminação no local”, enumera. “Além disso, o que era responsabilidade da Prefeitura de Goiânia, nós vamos fazer, que é a iluminação da BR-153”, cutuca Rincón.
Um aliado do governador diz que essa quantidade de obras prevista para serem inauguradas em novembro, após o aniversário da Capital, é uma estratégia da equipe de governo. “Qualquer coisa que for feita no aniversário pode ser confundida como uma ação da Prefeitura de Goiânia. É preciso separar as ações do Estado e Município. Tem obras que até dariam para inaugurar em outubro, mas houve um retardamento no cronograma para que tudo ficasse para novembro e as ações não se misturassem”, ressalta o governista.
Rincón nega haver estratégia para que as inaugurações ocorram somente em novembro e afirma que durante todo este ano o governo esteve ativo na Capital. Ele diz que quem deve realizar e mostrar trabalho na Capital no aniversário é a gestão municipal. “A prefeitura de Goiânia tem mesmo de correr com essas obras, até porque é o que a prefeitura tem para mostrar. A cidade tem problemas sérios de trânsito, de coleta de lixo e o asfalto de Goiânia talvez seja um dos piores do Brasil. Se você anda numa rodovia estadual e aqui em Goiânia percebe a diferença. Nem vou falar de iluminação e saúde porque estão uma calamidade”, critica o presidente da Agetop.
Apesar de fazer críticas a rapidez que a prefeitura imprime nas obras viárias da Avenida Araguaia e Marginal Botafogo, Jayme Rincón é mais ponderado ao falar da qualidade dessas duas construções. Ele não acredita, que a exemplo do que ocorre no viaduto da Avenida T-63, que sofre com problemas das placas se soltarem, as outras intervenções tenham problemas no futuro. “As empresas que executam as obras são serias e têm tradição. Além disso, o Paulo é mais caprichoso do que o Iris”.
O que será feito para o aniversário de Goiânia:
Prefeitura de Goiânia
Inaugurações
* Entrega do Túnel da Avenida Araguaia;
* Entrega do viaduto da Marginal Botafogo sobre a Avenida 88*;
* Ciclovia da Avenida T-63;
* Entrega de asfalto em pelo menos 5 bairros na Capital;
Eventos
* Goiânia Canto de Ouro (29 agosto a 13 de outubro);
* Apresentação da Orquestra e Coro Sinfônico – vem acontecendo ao longo de todo o ano com dois concertos da orquestra e dois concertos do coro por mês. Concerto especial será realizado no dia 26 de outubro, no Lago das Rosas, para 5 mil pessoas;
* Projeto Música nas Praças (em todas as regiões da cidade);
* Projeto Goiânia em VICE VERSA (em parceria com os pontos de cultura da cidade);
* Concertos Ouro (música clássica);
* Show musical na inauguração do túnel da Av. Araguaia no dia 24 de outubro, (ainda a ser definido);
* Goiânia em Cena (festival de teatro, dança, circo e ópera);
* Missa Cantada (de Jean Douliez, em homenagem à consagração da catedral) – 23/10.
Governo estadual
Inaugurações**
* Viaduto da GO-070 (saída para Inhumas);
* Viaduto da GO-060 (saída para Trindade);
* Viaduto no Setor Madre Germana (GO-040 na saída para Aragoiânia);
* Duplicação da GO-020, com ciclovia e reurbanização da via entre o trevo da BR-153 e o Autódromo.
Eventos
* Secretarias afirmam que ainda não há nada previsto e que provavelmente não serão realizados eventos por parte do Estado no dia 24 de outubro.
Leia mais sobre: Cidades