04 de janeiro de 2025
Cidades

230 aprovados no concurso da Polícia Técnico Científica serão nomeados na segunda (2)

Está programada para a próxima segunda-feira (2) a nomeação de 230 concursados da Superintendência de Polícia Técnico-Científica. São 75 médicos legistas, 30 auxiliares de autopsia e 125 peritos criminais que serão lotados no Instituto de Medicina Legal, nos 13 laboratórios do Instituto de Criminalística e, também, nos 13 núcleos de Polícia Técnico-Científica em cidades do interior do estado.

“É um passo importante para recomposição das forças, especialmente na Polícia Técnico Científica, são 230 que estarão sendo nomeados e provavelmente no 2º semestre, outros 230 serão chamados também”, comentou o vice-governador de Goiás e secretário de Segurança Pública, José Éliton Júnior.

A solenidade está marcada para as 10 horas, no auditório do Instituto Tecnológico do Estado de Goiás em Artes (Itego) Basileu França, no Setor Leste Universitário em Goiânia.

A Superintendência de Polícia Técnico-Científica vinha atuando com 93 médicos legistas, 90 auxiliares de autópsia e 148 peritos para atender todo o estado. O quadro passa de 331 para 561 servidores.

No interior do estado, a Polícia Técnico-Científica conta com 13 núcleos nas seguintes cidades: Goiás, Formosa, Morrinhos, Rio Verde, Ceres, Uruaçu, Catalão, Iporá, Anápolis, Jataí, Itumbiara, Quirinópolis e Luziânia. O núcleo de Morrinhos tem uma unidade circunscricional em Caldas Novas; e Formosa tem uma em Campos Belos. Nos 13 núcleos são realizadas atividades de criminalística e de medicina legal.

A expectativa é que com as nomeações, o governo possa elevar em quase 70% o número de servidores da Polícia Técnico-Científica da Secretaria de Segurança Pública. A intenção é que possa dar mais celeridade ao trabalho de análises e à emissão de laudos médicos e periciais. Também garante a presença desses profissionais em cada um dos núcleos descentralizados, permitindo equilibrar as escalas de plantão no interior.


Leia mais sobre: Cidades