23 de dezembro de 2024
Goiânia

21% das doses de vacinas contra a covid-19 em Goiânia são aplicadas em pessoas do interior

Vacinação em Goiânia. (Foto: SMS/Divulgação)
Vacinação em Goiânia. (Foto: SMS/Divulgação)

Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia apontam 21% das doses de vacinas contra a covid-19 aplicadas na capital são em pessoas residentes no interior do estado.

A estimativa foi feita depois que a SMS comparou os dados de residência obtidos depois que o CPF da pessoa imunizada foi inserida no sistema do Ministério da Saúde. O registro no banco de dados é obrigatório e, por lá, é possível checar onde o vacinado tem domicílio.

Segundo a diretora de Vigilância Epidemiológica de Goiânia, Grécia Pessoni, muitas pessoas de outras cidades vão à capital depois de não conseguirem se imunizar em seu município. O drive-thru do Passeio das Águas, que atende por demanda espontânea, é o ponto de vacinação procurado por elas.

“Todas as pessoas dos municípios vizinhos que não conseguiram vacinar no seu município, pegam um comprovante de endereço de um parente, de um amigo e vêm parar no drive-thru de Goiânia. É um recurso que acaba sendo usado por todas as pessoas que não conseguiram se vacinar no seu município”, disse à Rádio Bandeirantes Goiânia.

Pessoni relata que as placas de carro de outras cidades já indicam a grande migração à capital pela vacina. Ela conta ainda que houve um caso de uma excursão de gestantes para a imunização recentemente. “Recebemos um ônibus do interior. Não no drive, mas num posto. Várias gestantes do interior”, afirmou.

A diretora ainda fez um apelo para que os outros municípios sejam assertivos nas estratégias de vacinação para evitar a migração. “Nesse momento, a gente precisa concentrar os esforços para vacinar a população de Goiânia. Cada município tem que ter sua estratégia. A gente, sozinho, não consegue abarcar essa demanda do interior.”


Leia mais sobre: / Cidades / Destaque / Goiânia