O ministro da Saúde, Marcelo Castro, divulgou nesta segunda-feira (15) o balanço do Dia Nacional de Mobilização contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika vírus, que ocorreu neste sábado (13).
Ao todo, foram visitadas 2,865 milhões de residências em 428 municípios brasileiros. Do total, 295 mil residências estavam fechadas e em 15 mil, a entrada dos militares não foi autorizada pelos moradores.
De acordo com o ministro, participaram da mobilização 220 mil integrantes das Forças Armadas, 46 mil agentes de combate às endemias e 266 mil agentes comunitários de saúde em todo o Brasil.
“Essa é uma ação conjunta que cabe a todos os gestores do país e a toda a sociedade. Foi um dia muito importante desta ação desenvolvida por todos, mostrando essa unidade nacional – do município até o governo federal”, afirmou Marcelo Castro.
Ações
A partir desta segunda-feira (15) até a próxima quinta-feira (18) será realizada a terceira dase de ações de combate ao Aedes. Ao todo, vão atuar na mobilização 55 mil militares treinados para percorrer 270 cidades brasileiras.
Entre os dias 19 de fevereiro e 4 de março serão promovidas ações de combate em escolas, em parceria com os Ministérios da Defesa e da Educação. Os militares vão visitar unidades da rede estadual e privada, além de universidades.
Com informações da Agência Brasil
Leia mais:
- Instituto convoca pesquisadores que queiram participar de pesquisa sobre Zika vírus
- Aedes aegypti já se tornou mosquito doméstico, alerta epidemiologista
- Microcefalia: Ministério da Saúde defende segurança de larvicida
Leia mais sobre: Brasil