Neste final de semana acontece o 1º Feirão Nacional do Turismo, evento que ocorre simultaneamente em todo o país, oferecendo descontos e condições especiais de pagamento em passagens aéreas, pacotes de viagem, hospedagens e passeios turísticos. Voltado para o turismo nacional, a iniciativa foi idealizada pelo Conselho Nacional do Turismo, do qual o titular da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, também é membro.
De acordo com Fabrício, o objetivo é estimular o turismo no Brasil em todas as regiões do país, com pacotes mais acessíveis e, assim, impulsionar a economia durante os períodos de baixa temporada. “Vai ter um desconto bem generoso e, sobretudo, para prestigiar a baixa temporada, fora de férias, fora de feriados, para poder, justamente movimentar as empresas que estão paradas”, destaca o presidente do Goiás Turismo.
Para Goiás são esperadas procuras mais acentuadas para as regiões turísticas de Caldas Novas, Rio Quente, Chapada dos Veadeiros, Pirenópolis, Cidade de Goiás e para a pesca esportiva em municípios banhados pelo Rio Araguaia. “Temos cinco destinos turísticos de Goiás que, com certeza, vão para as prateleiras com desconto”, acrescenta Amaral.
Fabrício explica que para que a ação acontecesse, o Conselho Nacional do Turismo firmou parceria com as principais agências de turismo, que aderiram ao programa para fornecer os descontos, que são tabelados e fiscalizados pelo órgão. O evento inédito conta com participação de 17 estados e apoio do Ministério do Turismo.
Os descontos podem chegar até a 50%, a depender da localidade e empresa. “Preços bem acessíveis, formas de parcelamento bem acessíveis, então o que você pagaria num valor cheio, vai pagar 30%, 40% mais barato e prestigiar os empresários das cidades, no local onde geralmente estaria vazio a região ou destino turístico”, detalha Fabrício.
Conforme o presidente da Goiás Turismo, há um planejamento para realização do evento voltado exclusivamente para o turismo goiano. “Particularmente em Goiás, queremos depois fazer um segundo feirão estimulando os goianos a viajarem por aqui. Então vamos fazer esse teste e depois a gente vai criar um mecanismo também de estimular os goianos a viajarem pelo Estado”, prevê.
A expectativa é de que o programa em Goiás seja lançado ainda este ano. “Acho que dá para fazer esse ano ainda. Vamos aguardar as vendas desse próximo fim de semana e de repente bolamos para outubro, novembro, até início de dezembro”, planeja Fabrício.
O cronograma do Feirão Nacional do Turismo prevê duas etapas, uma presencial e outra on-line. Em Goiânia, a edição presencial acontece no sábado (24) no Shopping Cerrado, das 10h às 22h, onde as agências vão apresentar descontos, condições facilitadas de pagamento e outras vantagens aos turistas em estandes próprios no local do evento. No domingo (25) e na segunda (26), as ofertas ainda poderão ser encontradas nos sites e redes sociais das empresas.