O Circuito Goiano de Pesca Esportiva 2025 foi aberto neste final de semana na cidade de Quirinópolis. As atividades do evento já começaram na sexta-feira (7), com ações sociais que incluem palestras sobre sustentabilidade ambiental para alunos do ensino fundamental e distribuição de cestas básicas para moradores em situação de vulnerabilidade. O torneio deve movimentar a economia da região com a chegada de novos turistas e cerca de 400 pescadores oriundos de várias partes do país.
Na sexta (7) à noite, houve a classificação do arremesso, que se tornou uma tradição entre os participantes. A largada da competição, com mais de 130 equipes, ocorreu neste sábado (8), às 7h, no Povoado Geraldo Lemos.
Programação
Durante este sábado (8), os pescadores ficarão durante todo o dia no entroncamento entre Rio Preto e o Paranaíba em busca do maior exemplar de tucunaré, a espécie mais encontrada na região. Eles devem pescar, medir, filmar e devolver o peixe para a água.
No final do dia, os vídeos serão avaliados pela comissão julgadora. Os participantes disputam cerca de R$ 100 mil em prêmios, entre lanchas, carretas, equipamentos de pesca, além de troféus. As atividades se encerram à noite, com a cerimônia de premiação, jantar e a final da competição de arremesso.
Apoio o organização
Segundo o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, Quirinópolis vem pleiteando participar do torneio desde o ano passado e se empenhou para sediar uma das 10 etapas do evento. “O número de inscritos surpreendeu e nossa expectativa é muito positiva. Teremos mais um ano com recorde de participantes, consolidando Goiás entre os melhores estados para a prática de pesca esportiva”, acrescentou.
O organizador do Circuito Goiano de Pesca Esportiva, Paulo Elthon, assegurou que esta primeira etapa conta com uma grande estrutura para receber os pescadores. “É uma região com muito peixe. Estão todos muito ansiosos”, afirmou.
Além de Quirinópolis, a Goiás Turismo anunciou a inclusão dos municípios de Inaciolândia e Abadiânia no Circuito Goiano de Pesca Esportiva, se juntando a Alexânia, São Simão, Niquelândia, Buriti Alegre, Luziânia, Catalão e Três Ranchos. Os torneios serão realizados de março a outubro.
Em 2025, a autarquia ampliou os investimentos na Temporada de Pesca Esportiva – que envolvem também os torneios Gigantes do Araguaia, Tucuna Queen e Rainhas do Araguaia – com investimentos de cerca de R$ 2 milhões.
Leia mais sobre: Circuito Goiano de Pesca Esportiva / Goiás Turismo / Temporada de Pesca Esportiva 2025 / Cidades / Notícias do Estado