A primeira pesquisa Datafolha de 2024, divulgada pela Folha de S. Paulo nesta segunda-feira (11), sobre a eleição para a prefeitura de São Paulo mostrou Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB) tecnicamente empatados, resultado da polarização que o Brasil vem sofrendo. Boulos, condidato do presidente Lula marca 30% e Nunes, que aparece como candidato de Bolsonaro, tem 29%. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.
A lista, referente à pesquisa estimulada, ainda traz nomes como o de Tabata Amaral (PSB) marcando 8%, seguida de Marina Helena (Novo) com 7%, Kim Kataguiri (União Brasil) com 4% e Altino (PSTU) com 2%. 14% declaram voto em branco ou nulo e 6% não sabem em quem votar.
O Datafolha também traz Nunes e Boulos empatados na taxa de conhecimento e são bem mais conhecidos que os outros pré-candidatos. 85% dizem conhecer o prefeito e o psolista é conhecido por 83% dos entrevistados.
Na pesquisa espontânea, Boulos aparece um pouco melhor, marcando 14%, contra Nunes, que marcou 8%. Dentro disso, ainda há 2% que declaram voto “no atual prefeito” e 1% que vota “no PT/candidato do Lula”. Em agosto, 72% disseram não saber em quem votar —agora são 60%.
Em contrapartida, a pesquisa Datafolha aponta que 34% do eleitorado jamais votaria em Boulos, enquanto 26% jamais votaria no atual prefeito Ricardo Nunes. O primeiro turno das eleições municipais ocorrem em todo Brasil no dia 6 de outubro, e a campanha começará oficialmente em agosto.
O Datafolha ouviu 1.090 eleitores na quinta-feira (7) e sexta (8). A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo SP-08862/2024.
Leia também: Confira o calendário das eleições municipais de 2024 e novidades
Leia mais sobre: Eleições 2024 / Guilherme Boulos / São Paulo / Brasil