24 de dezembro de 2024
Esportes

18 campeões estaduais serão conhecidos neste fim de semana

ora da verdade. Depois de cerca de três meses de disputa, 18 dos 27 campeonatos estaduais terão os seus campeões conhecidos neste final de semana. Com exceção dos campeonatos Maranhense, Piauiense e Paraibano (que estão nas semifinais), todos os estaduais com equipes das Séries A, B e C terão seus campeões conhecidos nos dias 7 e 8 de maio.

O destaque é para a grande final do Goianão 2016, entre Goiás x Anápolis, neste domingo as 16 horas, no Estádio Serra Dourada em Goiânia. O Alviverde pode chegar ao 26º título estadual e o Galo pode levar o caneco pela segunda vez em sua história.

No Campeonato Goiano, a decisão está completamente aberta entre Goiás e Anápolis. Como o primeiro jogo terminou em 0 a 0, quem vencer é campeão. Caso haja um novo empate, a decisão vai para os pênaltis.

Paulista

O Campeonato Paulista conta com uma surpresa na final. Depois de eliminar o São Paulo e o Corinthians, o Grêmio Osasco Audax terá pela frente o Santos, que chega à oitava final seguida na competição. O primeiro jogo acabou 1 a 1 e o peixe joga por um empate sem gols na Vila Belmiro. A equipe de Osasco é campeã se empatar por mais de um gol de diferença (2×2, 3×3 etc). Se o jogo terminar empatado em 1 a 1, a decisão vai para os pênaltis. Quem vencer, leva o título.

Carioca

No Rio de Janeiro, a disputa do título fica entre Vasco e Botafogo, que chegaram à fase final depois de eliminarem, respectivamente, Flamengo e Fluminense. Na primeira partida, o Vasco ganhou por 1 a 0. Isso força o Botafogo a ganhar por dois gols de diferença para levar a taça. O Cruzmaltino pode até empatar que ainda leva o campeonato. Caso o Botafogo vença por um gol de diferença, a decisão vai para os pênaltis. A partida acontece no Maracanã.

Mineiro

Pela final do Campeonato Mineiro, Atlético e América disputam a segunda partida da final no Estádio Mineirão. O Atlético, que também está preocupado com as quartas de final da Copa Libertadores da América, precisa da vitória para ser campeão. No primeiro jogo, o América (que agora joga pelo empate) venceu por 2 a 1.

Gaúcho

Um dos times com situação mais confortável em finais de estaduais é o Internacional. Depois de vencer o Juventude por 1 a 0 fora de casa, o time só precisa do empate no Beira-Rio para ganhar o título. Ao Juventude, cabe vencer por dois ou mais gols de diferença ou por um gol de diferença desde que marque dois ou mais gols (2 x 1, 3 x 2 etc). Se o jogo terminar em 1 a 0 para o time de Caxias do Sul, a disputa vai para os pênaltis.

Paranaense

Situação mais confortável ainda é a do Atlético no Campeonato Paranaense. Depois de vencer o rival Coritiba por 3 a 0 na primeira partida da final, só um desastre tira o título do Furação. Ao Coxa, resta vencer o jogo, que será disputado no Estádio Couto Pereira, por quatro gols de diferença. Se ganhar por três gols de diferença, o jogo vai para os pênaltis. Qualquer outro resultado dá o título para o Atlético.

Pernambucano

Em Pernambuco, o Santa Cruz chega à partida final com vantagem sobre o Sport, após vencer o primeiro jogo da final por 1 a 0. O tricolor pode até empatar que fica com o título. Para o Leão, será preciso vencer por dois ou mais gols de diferença. Se o Sport ganhar por um tento de vantagem, a disputa do título vai para os pênaltis. O jogo acontece na Ilha do Retiro.

Catarinense

Em Santa Catarina, a equipe da Chapecoense está em grande vantagem contra o Joinville. Depois de vencer fora de casa por 1 a 0 no último domingo, a equipe de Chapecó joga por um empate para garantir o caneco. Mais do que isso: a Chapecoense pode até perder por um gol que ganha o título (por ter melhor campanha). Só a vitória na Arena Condá interessa ao Joinville.

Baiano

Depois de ganhar o primeiro jogo por 2 a 0 no último domingo, o Vitória consegue o título até perdendo por um gol de diferença que leva o título. Apenas o trunfo por dois gols de vantagem garante a taça Bahia. A partida final será disputada no estádio da Fonte Nova no domingo.

Cearense

O Campeonato Cearense é um do que estão mais fáceis de se apostar. Com melhor campanha, o Fortaleza venceu o primeiro jogo da final contra o surpreendente Uniclinic por 4 a 1. Sendo assim, pode perder por até três gols de diferença que leva o título. Ao time do Uniclinic, só a vitória (podemos chamar de milagre) por quatro ou mais gols de diferença garante o título. Detalhe: o jogo será na Arena Castelão, sob mando do Fortaleza.

Paraense

Disputada em jogo único, a final do Campeonato Paraense é simples de se explicar. Ao contrário da maioria das finais, o jogo entre Paysandu e São Francisco acontece neste sábado. Quem vencer a partida, que será disputada no estádio Mangueirão, leva o título. Empate faz a final ir para os pênaltis.

Alagoano

Na primeira partida final do Campeonato Alagoano, o CRB venceu o CSA por 2 a 0. Por isso, o Galo pode perder até por um gol de diferença que garante o título neste domingo, em jogo que será disputado no Estádio Rei Pelé. Ao CSA, só a vitória por três gols de diferença garante o título. Caso o CSA vença por dois gols de vantagem, a disputa do título vai para a prorrogação. Se o empate persistir, vai para os pênaltis.

Mato-Grossense

A disputa está aberta no Campeonato Mato-Grossense. Depois de empatarem por 0 a 0 no primeiro jogo da final, disputado no estádio Passo das Emas, Sinop e Luverdense jogam neste domingo no Estádio Gigante do Norte, em Sinop. A matemática é simples: quem vencer leva o título e se houver empate, a decisão vai para os pênaltis.

Potiguar

Neste sábado, ABC e América entram em campo no estádio Frasqueirão para decidir quem fica com o título do Campeonato Potiguar. Como o primeiro jogo terminou empatado por 3 a 3, leva o título a equipe que vencer. Caso o jogo acabe empatado, a decisão pela taça no Rio Grande do Norte vai para os pênaltis.

Sergipano

A final do Campeonato Sergipano também será disputada neste sábado. Como venceu o primeiro jogo da final por 1 a 0, o Sergipe pode ser campeão estadual mesmo com um empate na partida, que será disputada no estádio Etelvino Mendonça. Para o Itabaiana, uma vitória por qualquer placar garante o título estadual.

Brasiliense

A final do Campeonato Brasiliense, marcada para o sábado, tem a equipe do Luziânia com a vantagem de perder por até um gol de diferença. A vantagem foi conquistada em partida no último sábado, quando o Luziânia ganhou por 2 a 0. Para o Ceilândia, o título só vem com a vitória de três ou mais gols de vantagem. Caso o Ceilândia vença por dois gols de diferença, a disputa vai para os pênaltis. O jogo será disputado no Estádio Nacional de Brasília (Mané Garrincha).

Sul Mato-grossense

No Mato Grosso do Sul, o Comercial precisa vencer por qualquer placar a equipe do Sete de Dourados para ser campeão estadual A primeira partida da final acabou 2 a 1 para o Sete de Dourados, que ganha o título até com um empate. O jogo final do estadual será disputado no domingo, no Estádio das Moreninhas.

Capixaba

No Campeonato Capixaba, a vantagem do empate na final está com a equipe da Desportiva, que venceu o primeiro jogo por 1 a 0. O time só precisa de um empate contra o Espírito Santo para levar a taça do estadual. Ao rival, só uma vitória por dois ou mais gols de diferença interessa. Caso o Espírito Santo vença a partida, disputada no Estádio Engenheiro Araripe, por um gol de diferença, o jogo vai para os pênaltis.

Com informações da EBC Serviços


Leia mais sobre: Esportes