12 de agosto de 2024
Cidades

14 novas salas de vacinas devem ser implantadas em Goiânia

Seguindo orientações do Programa Nacional de Imunizações, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou um estudo para ampliar a cobertura vacinal em Goiânia. O objetivo é melhorar a distribuição e estrutura física das salas, evitando a perda de doses e facilitando o acesso da população.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Flúvia Amorim, o estudo levou em consideração a distância entre as salas e a média diária de doses aplicadas e perdidas. Segundo ela, a intenção é distribuir de forma mais homogênea as salas de vacinas. “De acordo com o nosso estudo, existem salas de vacinas hoje que vacinam 6 a 12 pessoas por dia, então além de ser uma sala de vacina que aplica poucas vacinas, também há uma grande perda de doses”, afirma.

A proposta para o redimensionamento das salas abrange as estratégias de saúde da família. Dessa forma, unidades que tenham uma demanda maior receberão mais recursos humanos e as que têm baixo fluxo vacinal serão abertas pelo menos uma vez na semana. Nesses locais, será estabelecido um dia fixo para o funcionamento da sala, com agendamento das vacinas.

Segundo a SMS, ao todo, 14 novas unidades de saúde passarão a ter salas de vacinas, além da ampliação do horário de uma unidade.

Veja a lista com os dias e horários de funcionamento das salas de vacina


Leia mais sobre: Cidades

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários